Setor de Logística prevê criação de cerca de 170 mil vagas para os próximos três anos, aponta estudo
A área apresenta expansão por causa do aumento das compras feitas pela Internet

Foto: Pexels
De acordo com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), o Brasil é o maior produtor de soja do mundo, maior produtor mundial de açúcar, café, e o maior exportador de milho, responsável por 50% do mercado mundial do grão. Além disso, está entre os maiores produtores e exportadores de alimentos.
Segundo o estudo do Observatório Nacional da Indústria, a projeção para os próximos três anos é que sejam criadas cerca de 170 mil novas vagas no setor de logística. Uma área que apresenta expansão por causa do aumento das compras feitas pela Internet.
O profissional dessa área é responsável por controlar o estoque e o armazenamento de produtos, realizar as compras de itens necessários, planejar toda a movimentação dos produtos, entre fábrica, centro de distribuição e entrega final, e acompanhar o período de chegada e saída dos transportes. O especialista em Logística pode ganhar um salário de até R$ 6.070.
Apesar dos impactos da pandemia, o transporte segue em recuperação nos últimos dois anos, e foi um dos destaques no desempenho do PIB (Produto Interno Bruto) de 2021. Considerando o resultado anual, o setor cresceu 11,4% em 2021, contra 4,6% do PIB geral, em relação a 2020.
O BNE (Banco Nacional de Empregos) informou que houve aumento de 37% em vagas abertas para profissionais da área de transporte, registrado em 2021. “A fim de alcançar uma vaga, o profissional precisa se especializar e se aperfeiçoar na área. Aqui, oferecemos o curso de Logística Completa, onde o aluno aprende sobre toda a cadeia logística e tem formação adicional na área de PCP (Planejamento e Controle da Produção), e absorverá, através das aulas, o histórico e tendências da carreira de Logística”, explica Thiago Busignani, Gerente Administrativo do Cebrac.
“O curso de Logística mudou a minha visão totalmente sobre a área. Eu conhecia pouco e não sabia a complexidade e a necessidade da área, achava muito difícil. Mas tudo ficou muito mais claro com o curso do Cebrac e quando visitei a empresa Comercial Maia Ltda. Estudar sobre isso foi a melhor decisão de conhecimento para a minha vida”, relata o aluno de Logística do Cebrac de Maracanaú, Gerardo Bruno Holanda Alves.


