Setor de serviços cai pelo 2º mês seguido e recua 0,3% em setembro

No acumulado do ano, setor apresentou aumento de 3,4%

Por Da Redação
Às

Setor de serviços cai pelo 2º mês seguido e recua 0,3% em setembro

Foto: Agência Brasil/Marcello Casal Jr

Dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta terça-feira (14), mostram que, após ter diminuído mais de 1% em agosto, o volume de serviços no Brasil registrou uma queda de 0,3% em setembro. Com esse desempenho, o setor, que representa cerca de 70% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, encerrou o terceiro trimestre com um aumento de 0,4%.

O levantamento também revela que o segmento acumulou uma perda de 1,6% nos últimos dois meses, revertendo parte do ganho de 2,2% observado de junho a agosto. Apesar disso, o setor está 10,8% acima do nível pré-pandemia, embora ainda esteja 2,6% abaixo do ponto mais alto da série histórica da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), alcançado em dezembro do ano passado.

No acumulado do ano, o volume de serviços apresentou um aumento de 3,4% em comparação com o mesmo período de 2022. Já o acumulado nos últimos 12 meses é de 4,4%.

Atividades

Em setembro, três das cinco atividades analisadas apresentaram queda, com destaque negativo para o setor de serviços profissionais, administrativos e complementares, que registrou uma retração de 1,1%. Outro segmento que chamou a atenção foi o de informação e comunicação, com uma redução de 0,7%, marcando o terceiro recuo consecutivo e acumulando perda de 1,7% no período de julho a setembro.

No trimestre, houve uma disseminação de taxas negativas, com recuo em quatro das cinco atividades: outros serviços (-0,7%), transportes (-0,6%), informação e comunicação (-0,6%) e serviços profissionais, administrativos e complementares (-0,4%). Os serviços prestados às famílias (0,1%) foram a única categoria a apresentar variação positiva.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário