Setor de serviços mantém trajetória positiva e avança 0,5% em julho
Essa é a terceira alta consecutiva do segmento, que é responsável por 70% do PIB

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Depois de encerrar o primeiro semestre com alta de quase 5%, o volume de serviços prestados manteve a trajetória positiva e cresceu 0,5% em julho, conforme dados divulgados nesta quinta-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O setor, que é responsável por cerca de 70% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, acumula ganho de 2,2% no período e agora passa a operar 12,8% acima do patamar registrado na pré-pandemia e 0,9% abaixo do ponto mais alto da série histórica da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), em dezembro de 2022.
De acordo com o IBGE, o crescimento do volume de serviços foi acompanhado por apenas 13 estados, com destaque para Rio de Janeiro (1,4%), Goiás (5,6%), Bahia (2,9%), Mato Grosso (3%) e Ceará (3,3%). Já as maiores influências negativas vieram do Distrito Federal (-2,9%), São Paulo (-0,1%), Pará (-3%), Rio Grande do Sul (-0,6%) e Espírito Santo (-1,8%).
Das cinco atividades pesquisadas, três ficaram no campo positivo, com destaque para os transportes (0,6%). A principal influência veio do transporte de cargas, que avançou 1,4%, acumulando ganho de 5,8% nesses três meses.
Por outro lado, as duas atividades que tiveram resultados negativos em julho foram os serviços profissionais, administrativos e complementares (-1,1%) e informação e comunicação (-0,2%).