Shell lança marca de energia renovável no Brasil e pretende investir R$ 3 bilhões em projetos

Foco da companhia é investir em projetos de geração energia elétrica

[Shell lança marca de energia renovável no Brasil e pretende investir R$ 3 bilhões em projetos]

FOTO: Divulgação

A Shell, empresa multinacional petrolífera anglo-holandesa, pretende investir R$ 3 bilhões em projetos de energia renovável até 2025 no Brasil. Na manhã da última terça-feira (21), a companhia anunciou o lançamento da marca Shell Energy, que vai atuar apenas no desenvolvimento de projetos de energia limpa. Segundo a Shell, a medida tem o objetivo de ampliar os projetos de energia solar, eólica em alto-mar e termelétricas movidas a gás natural.

A petrolífera aponta ainda, que o Brasil é um dos mercados prioritários no mundo, ao lado dos Estados Unidos, Austrália e Europa Ocidental. Segundo Guilherme Perdigão, diretor de Novas Energias da Shell Brasil e Shell Energy, o foco da companhia é investir em projetos de geração energia elétrica e ampliar a comercialização de eletricidade a partir de fontes renováveis.

“Há um aumento do consumo de energia elétrica no Brasil e perspectiva de avanço de 5% por ano. O Brasil é uma prioridade para a Shell. Dos R$ 3 bilhões de investimentos previstos até 2025, grande parte será em projetos solares e usinas termelétricas movidas a gás”, disse. 

Além disso, a Shell pretende inaugurar em janeiro de 2023 a térmica a gás Marlim Azul, em Macaé, no Rio de Janeiro. Segundo Perdigão, a conclusão da obra chegou a 70%. A companhia também pretende ampliar as operações de GNL (gás liquefeito, em estado líquido) no Brasil, afirmou a gerente de Vendas e Originação de Gás, Carolina Bunting. Já Gabriela Oliveira, gerente de Desenvolvimento de Energias Renováveis da Shell Brasil, destacou os planos para ampliação em projetos solares.

A expectativa é ampliar em 35% a capacidade de geração solar, com base nos projetos que já estão em desenvolvimento. A empresa anunciou recentemente termo de cooperação para criar uma joint-venture com a Gerdau para desenvolver um projeto solar. Com os projetos, a empresa pretende ampliar a atuação na área de comercialização de energia elétrica. A meta é dobrar o volume até 2030.


 


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