Site "Tô Salvo" ajuda vítimas de enchentes no RS a localizarem familiares
Plataforma permite que os usuários realizem buscas por primeiro nome ou sobrenome das pessoas que desejam localizar

Foto: Cristiano estrela/ Secom
Voluntários lançaram o site www.tosalvo.ong.br com o objetivo de auxiliar as vítimas resgatadas das enchentes no Rio Grande do Sul a encontrarem seus familiares e amigos desaparecidos em meio à devastação provocada pelas chuvas no estado.
A plataforma permite que os usuários realizem buscas por primeiro nome ou sobrenome das pessoas que desejam localizar. Com um banco de dados contendo mais de 51 mil pessoas resgatadas e cadastradas, o site oferece uma ferramenta vital para quem busca informações sobre entes queridos.
O cadastro das vítimas foi realizado com o empenho de 169 voluntários, que se dedicaram a compilar informações essenciais para a localização das pessoas. Caso o nome procurado esteja na lista, a plataforma exibe uma ficha com a localização daquela pessoa, proporcionando um possível reencontro.
Além disso, o site continua recebendo inscrições de voluntários dispostos a visitar pessoalmente os abrigos para atualizar os nomes cadastrados na plataforma, garantindo a sua precisão e eficácia.
Desde o lançamento, ao menos 366 pessoas já conseguiram reencontrar seus familiares, em 32 cidades diferentes. A média de buscas realizadas no site a cada hora é de 496, demonstrando a importância e a efetividade da iniciativa.
Além do "Tô Salvo", existe também o site "Achamos Sua Criança" (www.achamossuacrianca.com.br), destinado a auxiliar famílias na busca por crianças e adolescentes perdidos durante as enchentes, ampliando o alcance da solidariedade e da ajuda mútua em meio à crise provocada pelas chuvas.