Sobe para 5 o número de mortos nas inundações de represa destruída na Ucrânia
Território ucraniano é controlado pela Rússia desde 2022; autoria do ataque ainda não foi definida
Foto: Reprodução/Twitter
Subiu para cinco o número de mortos nas inundações causadas na região de Kherson, no sul da Ucrânia, após a represa de Kakhovka ser destruída, na terça-feira (5).
Ainda é investigada a responsabilidade do ataque da barragem, que é parte de uma hidrelétrica no Rio Dinéper, mas a Ucrânia culpa a Rússia e vice-versa. O local é controlado por Moscou desde 2022.
"Cinco pessoas que estavam levando seu gado para o pasto se afogaram", disse Vladimir Leontiev, chefe da administração da cidade de Novaya Kakhovka, nomeado pela Rússia, de acordo com agências russas.
Leontiev também comunicou que 4.500 cidadãos foram retirados dos territórios controlados pela Rússia em Kherson, até o momento. Além disso, mais de 14 mil casas em 15 localidades já foram inundadas pela água descontrolada da represa destruída, segundo a agência de notícias russa TASS.
Alla Barkhatnova, ministra do Trabalho e da Política Social dos territórios controlados pela Rússia na província de Kherson, afirmou ainda, na televisão estatal Rossiya, que ao menos 41 pessoas foram hospitalizadas na região por causa das enchentes.