Solar do Unhão tem oficina de arte gratuita para crianças neste domingo (26)
Oficina de Arte da Pinacoteca do Beiru será ministrada pelo artista visual Anderson AC

Foto: Reprodução
A partir das 15h deste domingo (26), as crianças soteropolitanas e turistas terão uma atividade especial ao visitar o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-Bahia), no Solar do Unhão (Avenida Contorno s/n°), em Salvador. A ‘Oficina de Arte da Pinacoteca do Beiru para Crianças’, ministrada pelo artista visual Anderson AC e produzida por Juliana Freire, será realizada na sala com cobertura da Galeria 3 do museu, espaço bastante ventilado por dispor de duas portas com 2,5 X 2,0 metros, uma voltada para o mar e outra para o Pátio do Flamboyant, possibilitando ampla ventilação natural.
O distanciamento entre as crianças e o uso de máscaras também será obrigatório, assim como o uso de álcool-gel disponível na sala. O museu dispõe de mais de 2.500 metros quadrados de áreas livres a céu aberto com ventilação permanente, além de totens com álcool e outros explicativos com todos os protocolos de saúde a serem obedecidos.
Universo das cores
De acordo com o artista visual, Anderson AC, fundador da Pinacoteca do Beiru, a ideia da Oficina no MAM é propiciar uma experimentação sobre a teoria das cores para as crianças. “Como é uma turma infantil, é importante a ideia de lidar com as cores, com esse universo cromático, a partir das colorações primárias, permitindo chegar a vários outros tons, criando uma primeira relação e estimulando a curiosidade das crianças”, relata Anderson AC.
Anderson acredita que a experiência com esse universo cromático auxilia as crianças que já desenham e buscam as formas, pois é uma ação fundamental e complementar ao aprendizado das artes visuais. A oficina integra o projeto piloto do ‘Domingo no MAM’ e a Primavera de Museus do Ipac, órgão ao qual o MAM é vinculado.
Pinacoteca
A Pinacoteca do Beiru fica na Rua Irmã Dulce, n°1-E, na esquina com a Rua Direta de Tancredo Neves/Beiru, idealizada desde 2015, pelo artista visual Anderson AC. A partir das suas relações com a comunidade e com apoio da Lei Aldir Blanc Bahia transforma neste ano (2021) o lugar em um centro de compartilhamento de saberes. O ateliê funciona em um imóvel de três andares. O lugar era pouco estruturado, passou por muitas reformas e hoje realiza atividades artísticas, de cidadania, lúdicas e de formação cultural na comunidade.
Beiru e Domingo no MAM
O bairro do Beiru/Tancredo Neves está no miolo central de Salvador. Pesquisa da UFBA (2010) aponta que a região contava com 50.416 habitantes. A maior parte se autodeclarando parda (52,51%) e preta (34,06%). O último festival da Pinacoteca do Beiru conta com apoio financeiro do Estado da Bahia através da SecultBA e Funceb via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
A programação do ‘Domingo no MAM’ inclui a exposição ‘O Museu de Dona Lina’ aberta até 10 de dezembro, das 13h às 17h. Já o Café e os Pátios externos ficam abertos das 12h às 19:30h. A partir das 15:30h acontece no Pátio da Mangueira a apresentação musical de Chorinho com o cantor, compositor e pesquisador, Enio Bernardes, e o grupo Choro Catado, formado por Washington Oliveira (cavaquinho), Daniel Rocho (violão), Enio (percussão) e Leandro Tigrão (flauta).
Às 17h, começa aula pública gratuita do Coletivo Ser Yoga (CSY) de Hatha Yoga no Pátio do Pôr do Sol/MAM. Qualquer pessoa pode participar desde que traga o seu tapete ou emborrachado para praticar os exercícios. Como o Pátio dispõe de mais de 1.600 m² os participantes podem manter o distanciamento. A entrada e o estacionamento (capacidade p/mais de 50 veículos-passeio) no MAM-Bahia são gratuitos. Mais informações: acompanhe nossas redes sociais (instagram e facebook) ou via telefone (71) 31176132, com atendimento das 9h às 12h e das 13h às 15h.


