Solicitação de extradição de Allan dos Santos chega ao governo dos EUA

A decisão foi decretada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF)

Por Da Redação
Às

Solicitação de extradição de Allan dos Santos chega ao governo dos EUA

Foto: Reprodução/R7

A solicitação de extradição do blogueiro Allan dos Santos foi encaminhada para o governo americano, que vai decidir que medida tomar. Decretada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a ordem chegou aos Estados Unidos na semana passada, de acordo com a "Folha de S. Paulo". 

Em sua decisão, Moraes decretou a prisão preventiva do blogueiro e que pediu que o Ministério da Justiça começasse o procedimento de extradição de Santos, que reside nos EUA. Esse procedimento precisa ser intermediado pelo Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), órgão da pasta. Além disso, o nome do blogueiro será encaminhado para a Interpol.

O processo foi levado aos EUA dois dias antes de a decisão de Moraes ser divulgada em outubro, segundo a Folha. O Palácio do Planalto só tomou conhecimento do encaminhamento da documentação na segunda semana deste mês, diz a reportagem.

A determinação contra Allan dos Santos ocorreu por ter continuado a se colocar contra instituições democráticas. A Procuradoria-Geral da República (PGR) opinou contra a prisão do blogueiro.

Santos é alvo de dois inquéritos no Supremo. O primeiro investiga a divulgação de fake news e ataques a integrantes da Corte, e o segundo a atuação de uma milícia digital que trabalha contra a democracia e as instituições.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.