Solicitações de recuperação judicial caem 24,3% em julho

Serasa Experian registrou no mês 56 pedidos de recuperação judicial frente aos 74 realizados no mesmo mês do ano anterior

Por Da Redação
Às

Solicitações de recuperação judicial caem 24,3% em julho

Foto: Marcello Casal JR/Agência Brasil

De acordo com o Indicador de Falências e Recuperação Judicial da Serasa Experian, o mês de julho registrou 56 pedidos de recuperação judicial frente aos 74 realizados no mesmo mês do ano anterior. Esse movimento representa uma queda geral de 24,3% nas solicitações. As empresas do segmento de Serviços foram as que mais requisitaram o recurso, que teve queda em todos os demais setores.

O Índice apontou que  foram registradas quedas na visão por porte de negócio. As micro e pequenas empresas lideraram o montante de pedidos apesar da diminuição expressiva, indo de 45 solicitações em julho/2021 para 32 em julho/2022. Na avaliação ano a ano, os negócios de médio porte foram os únicos a marcarem aumento. Veja nas tabelas abaixo as informações completas:

Luiz Rabi, economista da Serasa Experian explica que as negociações de dívidas entre donos de empresas e seus parceiros ou fornecedores têm sido uma das principais ferramentas para manter os negócios funcionando em tempos de instabilidade econômica. 

“Os empreendedores continuam adotando essa prática para se organizarem financeiramente e evitarem a insolvência, fator que causa a diminuição dos pedidos de falências ou recuperações judiciais que, além de tudo, são soluções mais complexas e caras para serem adotadas”, pontuou.

Pedidos de falências diminuem com retração de 17%

As requisições de falência caíram de 100 para 83 considerando a variação anual do mês de julho (2021x2022). As empresas do setor de Serviços também lideraram a procura por esse recurso, marcando 49 pedidos. Em sequência estão: Comércio (19), Indústrias (15) e o segmento Primário, que não teve nenhuma solicitação no mês. 

Na relação sobre os portes, as MPEs registraram 47 requisições, os médios negócios 15 e os grandes 21.

Cuidar da saúde do negócio

Estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que no Brasil, 80% das micro e pequenas empresas não conseguem completar o primeiro ano e 60% fecham antes dos cinco. Para ajudar as pessoas a se prepararem para a trajetória do empreendedorismo e impulsionar os negócios no país, a Serasa Experian oferece capacitação e ferramentas gratuitas que ajudam no planejamento financeiro e inteligência de mercado. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.