SSP lança plataforma nesta terça-feira (11) para agilizar recuperação de celulares roubados
Usuários só precisam informar o IMEI no site da plataforma

Foto: Divulgação/SSP-BA
De janeiro a abril desse ano, a Bahia registrou 10 mil ocorrências de tentativa, roubo ou furto de aparelhos celulares. Diante disso, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) lançou nesta terça-feira (11), a plataforma “Alerta Celular” que vai possibilitar a recuperação de celulares roubados de forma mais rápida. Além disso, a intenção é também de dificultar o comércio de aparelhos roubados.
Na site da plataforma, o cidadão deve cadastrar o número de IMEI do aparelho e em caso de roubo acionar em até 48 horas. A SSP destaca o cadastro precisa ser feito por um maior de idade e que, em caso de roubo, o alerta deve ser feito pelo próprio cidadão e está vinculado ao registo da ocorrência na delegacia digital ou em unidade da Civil mais próxima.
Caso o aparelho esteja cadastrado no Alerta Celular, o proprietário vai receber uma notificação e poderá reaver o celular. Em 2021, 70 aparelhos foram recuperados e devolvidos aos donos. O objetivo é aumentar esse número. Em 2019 a Polícia Civil sinalizou que celulares roubados e recuperados acabam não voltando aos donos por falta de queixa. Quando localizados, os itens ficam armazenados em delegacias à espera do registro das pessoas lesadas.