STF considera constitucional lei estadual que proíbe fabricação e venda de armas de brinquedo

Relator da ação, Gilmar Mendes destacou que a lei tem por finalidade à proteção da criança e do adolescente

[STF considera constitucional lei estadual que proíbe fabricação e venda de armas de brinquedo]

FOTO: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O plenário virtual do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu, por maioria de votos, a constitucionalidade de uma lei estadual de São Paulo que veta a fabricação e a comercialização de armas de brinquedo no estado. 

A ação foi apresentada à corte em 2014 pelo então governado do estado, Geraldo Alckmin, que alegou a época que o projeto de lei que deu origem a norma foi integralmente vetado, porque invadia matéria de iniciativa legislativa privativa da União. Contudo, a Assembleia Legislativa (Alesp) derrubou o veto e promulgou a lei.

O relator da ação, ministro Gilmar Mendes, destacou que a lei tem por finalidade à proteção da criança e do adolescente, e a regulação da fabricação, da venda e da comercialização de armas de brinquedo pode ser feita a nível nacional ou estadual.

“A arma de brinquedo não se enquadra na definição de material bélico. A matéria de que trata a Lei estadual afeta ao direito do consumidor e à proteção da criança e do adolescente. Nesse contexto, recordo que a Constituição Federal estabelece que é competência concorrente da União, dos Estados e do Distrito Federal legislar sobre proteção à infância e à juventude”, disse o ministro.

O voto de Gilmar Mendes prevaleceu, votaram com ele os ministros Ricardo Lewandowski, Dias Toffoli, Cármem Lúcia, Rosa Weber, Roberto Barroso, Luiz Fux, Edson Fachin e Alexandre de Moraes. Divergiram do relator os ministros André Mendonça e Nunes Marques, para eles, a lei paulista invade a competência da União para legislar sobre Direito Civil e Comercial. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[DJ que fugiu de bandidos com fuzis diz que não voltará ao Brasil! ]

Após ser vítima de um tentativa de assalto no Rio de Janeiro, DJ cancelou dois shows que faria no Brasil

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!