• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • STF decide que funcionários de estatais que se aposentaram após 2019 devem deixar emprego

STF decide que funcionários de estatais que se aposentaram após 2019 devem deixar emprego

Decisão foi tomada pela Corte nesta quarta-feira (16)

Por Da Redação
Às

STF decide que funcionários de estatais que se aposentaram após 2019 devem deixar emprego

Foto: Reprodução/Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) fixou nessa quarta-feira (16) a tese de que os empregados públicos de estatais que se aposentaram após a reforma da previdência de 2019 não podem seguir trabalhando e recebendo salário. O entendimento foi alcançado no julgamento de um recurso da União e dos Correios que pediam a reversão de uma decisão da Justiça Federal.

No julgamento, prevaleceu o entendimento que considerou constitucional o artigo 6 da reforma da Previdência, que expressamente isentou os empregados públicos aposentados de terem de deixar o emprego, no caso das aposentadorias pela Previdência Social.

Com o entendimento, de agora em diante, serve de parâmetro para casos similares envolvendo empregados dos Correios e de outras empresas estatais. O enunciado deve ser usado para destravar cerca de 1,7 mil processos espalhados pelo país que aguardavam o entendimento do Supremo.

Na tese, além de afirmar que a aposentadoria inviabiliza a permanência no emprego público somente após o advento da Emenda Constitucional (EC) 103/2019, os ministros também fixaram que as disputas sobre o assunto são de natureza administrativa, e portanto de competência da Justiça Federal comum, e não da trabalhista.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.