STF deve julgar recursos de Bolsonaro por trama golpista na próxima semana, afirma coluna
Prazo para defesa termina na segunda-feira (27)

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Fontes do Supremo Tribunal Federal (STF) preveem que o julgamento dos recursos apresentados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e pelos demais réus do núcleo 1 condenados pela trama golpista deve começar na próxima semana. A tendência, segundo ministros e assessores da Corte, é que a Primeira Turma do STF, segundo o blog de Luísa Martins da CNN Brasil, rejeite os chamados embargos de declaração, apresentados pelas defesas dos condenados.
Caso o colegiado mantenha as condenações, a defesa ainda poderá recorrer novamente. No entanto, com uma nova negativa, o Supremo poderá expedir os mandados de prisão definitiva de Bolsonaro e dos outros envolvidos.
Com a publicação do acórdão da decisão que fixou a pena de 27 anos e três meses de prisão em regime fechado para Bolsonaro, nesta quarta-feira (22), começou a contar o prazo de cinco dias corridos para que a defesa apresente o recurso. Assim, a partir de segunda-feira (27), os embargos já estarão prontos para análise da Primeira Turma.
Fontes próximas ao ministro Alexandre de Moraes, relator da ação penal, afirmam que ele deve agir com rapidez e levar o caso ao plenário virtual do STF. Ainda não há definição sobre a forma de julgamento: o processo pode ser incluído na sessão virtual regular, que começa na sexta-feira (31) e fica aberta por uma semana, ou em uma sessão extraordinária, convocada para que a análise ocorra em prazo menor de 24 a 48 horas, por exemplo.
LEIA MAIS:
- PGR pede reabertura de investigação sobre interferência de Bolsonaro na PF
- OAB analisa representação contra Moraes após destituição de advogado de ex-assessor de Bolsonaro
- Moraes autoriza Bolsonaro a realizar almoço de aniversário da filha em casa
- Ala da base governista busca expor centrão como inimigo do povo em votações na Câmara