STF já recebeu manifestações de oito estados interessados na Sputnik V

Bahia está entre os que recorreram para obter registro emergencial

[STF já recebeu manifestações de oito estados interessados na Sputnik V]

FOTO: Reprodução/ Getty Images

Entre o dia 18 de janeiro até 7 de fevereiro, oito Estados apresentaram uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) no qual manifestam interesse ao direito de importação e autorização para o uso emergencial da Sputnik V contra a Covid-19. As informações são da coluna Ancelmo Gois, do GLOBO.  

No dia 16, o governo da Bahia recorreu ao STF com um pedido liminar de autorização e registro do imunizante. A partir disso, os governos de Piauí, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Paraíba, Sergipe, Maranhão e Pernambuco já apresentaram petições quanto ao tema. O caso será avaliado pelo ministro Ricardo Lewandowski. 

O governo Rui Costa (PT-BA) também anunciou que fechou um acordo com o governo Jair Bolsonaro para a distribuição de 50 milhões de doses do imunizante russo, que foram adquiridas após negociações que se iniciaram em agosto do ano passado. 

"Desde sempre tivemos como objetivo salvar vidas em todo o Brasil, por isso negociamos um número muito superior aos 15 milhões de pessoas que vivem na Bahia. Por isso também ingressamos com ação no STF para garantir a liberação emergencial da vacina, porque sabemos o potencial que a Sputnik V tem de salvar milhões de vidas humanas, na Bahia e nos quatro cantos do Brasil. As doses da vacina russa vão se juntar às outras doses das vacinas já liberadas pela Anvisa, mas precisamos que isso ocorra já, com a urgência que a pandemia impõe. Estamos confiantes que venceremos esta guerra!", escreveu o governador Rui Costa nas redes sociais.


Comentários