STF solicita liberação de presos em flagrante com mais de 40g de maconha

Descriminalização do porte de drogas para uso pessoal será debatido na Corte

Por Da Redação
Às

STF solicita liberação de presos em flagrante com mais de 40g de maconha

Foto: Divulgação/STF

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) solicitou na terça-feira (19) a liberação de dois homens que tinham sido presos em flagrante por carregar maconha. Um deles tinha 40,4 gramas da droga, e, o outro, 96,3g. 

Os ministros que votaram a favor foram: Alexandre de Moraes , Luís Roberto Barroso e Luiz Fux , com uma ressalva: os juízes de primeira instância poderão determinar medidas alternativas. Apenas o relator, Marco Aurélio, foi favorável à manutenção da prisão.

O plenário do STF, do qual fazem parte todos os 11 ministros da Corte, ainda vai discutir a descriminalização do porte de drogas para uso pessoal. Até agora o relator, Gilmar Mendes e os ministros Edson Fachin e Barroso votaram pela descriminalização.

A retomada do julgamento estava prevista para o dia 6 de novembro, mas o caso foi excluído do calendário e uma nova data não foi marcada ainda.

No julgamento de um dos casos nesta terça-feira, Barroso afirmou que "No dia seguinte que ele foi preso, o tráfico já o substituiu, porque tem um exército de reserva esperando para ocupar aquele lugar. Que política pública é essa que destrói a vida de um rapaz, custa dinheiro e devolve para a sociedade pior do que quando entrou sem produzir nenhum impacto sobre o tráfico?", considerou.


 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário