/

Home

/

Notícias

/

Política

/

STJ anula recebimento de denúncia do MP sobre rompimento da barragem de Brumadinho

Notícias
Política

STJ anula recebimento de denúncia do MP sobre rompimento da barragem de Brumadinho

Agora, atos praticados após os envolvidos se tornarem réus foram anulados

Por Da Redação
STJ anula recebimento de denúncia do MP sobre rompimento da barragem de Brumadinho
Foto: Isác Nóbrega/PR

Em decisão divulgada nessa terça-feira (19), a Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) optou por anular o recebimento da denúncia apresentada pelo Ministério Público estadual sobre o rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho, em Minas Gerais. Acidente ocorrido em janeiro de 2019 deixou 270 mortos.  

Ao romper, a barragem despejou uma onda de rejeitos de mineração e atingiu a própria instalação da empresa, além de comunidades ao redor, rios e florestas. Dos mortos no desastre, 250 trabalhavam para a Vale. Outras 8 pessoas seguem desaparecidas. 

Na decisão, por unanimidade, os ministros do colegiado defendem que o processo e o posterior julgamento precisam ser realizados pela Justiça Federal de Minas Gerais. Agora, o caso deixa de tramitar na Justiça estadual mineira, e consequentemente, os atos praticados após os envolvidos se tornarem réus se tornam nulos.

O recurso foi apresentado por um dos 16 acusados de envolvimento no desastre, o ex-presidente da Vale Fábio Schvartsman. O Ministério Público afirma que vai recorrer da decisão. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102