Street Fighter 2 completa 30 anos e ainda é popular entre os fãs

Jogo de luta inspirou filme com Van Damme

Por Da Redação
Ás

Street Fighter 2 completa 30 anos e ainda é popular entre os fãs

Foto: Reprodução/Clercio Rodrigues

Street Fighter 2 é um jogo de luta que foi lançado em fevereiro de 1991 e completa 30 anos de existência. Esse é um dos jogos mais clássicos da história dos fliperamas e criou tendências que são seguidas até hoje.  

O título foi relançado várias vezes e ainda é popular entre os fãs. O TechTudo separou uma lista com 10 curiosidades sobre o jogo. Confira: 

1. Sistema de combos
SFII criou muitas tendências que são seguidas até hoje. Uma das principais é o sistema de combos, que surgiu por causa de um erro em Street Fighter II - The World Warrior (1991). O problema fazia com que alguns golpes pudessem ser realizados em sequência, sem deixar o adversário se defender. Essa ideia foi aperfeiçoada nas outras versões do jogo e acabou se tornando uma marca dos games de luta como um todo. 

2. Nome verdadeiro dos golpes especiais
No jogo da Capcom, todos os personagens possuem golpes especiais. Eles até falam o nome dos ataques durante as partidas – mas, como a qualidade das vozes é baixa, os brasileiros acabaram criando apelidos engraçados para várias técnicas. A cabeçada “Super Zutsuki”, do japonês E. Honda, ficou conhecida como “cuscuz” por aqui, por exemplo. 

3. Da rodoviária para o mundo
SF II foi uma febre tão grande, que os fãs encontraram formas de quebrar o código do jogo e fazer modificações. Nas versões não-oficiais, dá para encher a tela de golpes especiais e até trocar de personagem no meio da luta. Conhecidos por aqui como Street Fighter "de rodoviária", esses jogos modificados tinham velocidade aumentada e fizeram a Capcom dar ainda mais atenção para o lançamento de versões atualizadas. 

4. Versões melhoradas
Street Fighter II foi relançado várias vezes ao longo dos anos. Uma das primeiras foi SFII Turbo - Hyper Fighting (1992), que serviu de resposta para as modificações não-oficiais e aumentou a velocidade dos personagens. Em seguida, Super SFII (1993) introduziu quatro personagens inéditos: Cammy, Dee Jay, Fei Long e T. Hawk. 

5. Live-action com Van Damme
Inspirado pela popularidade do jogo de fliperama, o filme Street Fighter - A Última Batalha (1994) foi uma das primeiras adaptações de games para o cinema. O longa contou com a participação de grandes estrelas de Hollywood, como Jean-Claude Van Damme (Guile) e Raul Julia (M. Bison). No entanto, ele foi muito criticado por ser pouco fiel aos jogos.

6. Jogando no sofá
Depois de se tornar um sucesso nos fliperamas, não demorou para que SFII chegasse aos consoles caseiros. Street Fighter II, de Super Nintendo, foi lançado em 1992 e se tornou um dos cartuchos mais vendidos do sistema. O título também foi adaptado para outros videogames da época, como Mega Drive e Gameboy.

7. Versão de Master System
O jogo de luta foi portado até para o Master System. A versão que chegou ao console de 8 bits foi feita pela empresa brasileira Tectoy – que começou a programar sem o apoio da Sega, mas conseguiu a aprovação da Capcom e lançou o jogo em 1997. O projeto sofreu com as limitações do videogame antigo, mas conseguiu manter o charme de Street Fighter II.

8. Primeira aparição de Akuma
Na primeira versão americana de SFII, um erro de tradução acabou se transformando em uma das lendas mais famosas dos games. Ao vencer com Ryu, aparecia na tela: "você deve derrotar Sheng Long para ter uma chance”. Uma revista da época aproveitou para criar uma pegadinha, anunciando que o tal “Sheng Long” era o mestre do lutador japonês.

9. Nomes dos chefes trocados
Para evitar processos judiciais, o nome dos chefes de SFII são diferentes ao redor do mundo. A Capcom trocou o nome dos lutadores quando o jogo foi lançado no ocidente, já que o personagem M. Bison (o boxeador) foi inspirado no atleta Mike Tyson. Assim, fora do Japão, Balrog (o espanhol que usa máscara) virou Vega; e Vega (o ditador) virou M. Bison.

10. Lutador do Brasil
Blanka é um dos personagens brasileiros mais famosos do mundo dos games. O monstro verde apareceu pela primeira vez em SFII - The World Warrior (1991) e se tornou um dos lutadores mais populares da franquia. Apesar de não ter nascido no Brasil, ele ganhou seus poderes elétricos depois de sofrer um acidente de avião e cair nas florestas do país. Durante as lutas do torneio, que estavam sendo transmitidas pela televisão, ele acaba sendo encontrado por sua mãe – que o reconhece por causa de uma tornozeleira e vai viver com ele no Brasil.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário