Submarino da NASA vai explorar oceanos da maior lua de saturno
Nova missão espacial está prevista para 2034

Foto: Reprodução/ NASA
A Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA) já prepara um submarino como parte na nova missão espacial que vai explorar os mares gelados de Titã, o maior satélite natural de Saturno. Se for bem-sucedido, o projeto pode possibilitar a exploração de oceanos de outras luas, segundo um dos pesquisadores, Steven Oleson.
"Sentimos que o submarino é uma espécie de primeiro passo antes de uma missão para Europa ou Encélado", afirmou Oleson, do Centro de Pesquisa John H. Glenn da NASA em Ohio, ao fazer uma referência aos satélites naturais de Saturno e Júpiter, respectivamente.
Titã é a segunda maior lua do Sistema Solar e o satélite é o único corpo celeste além da terra, que abriga grandes massas de água de modo estável. Devido aos mares e a atmosfera, muitos astrobiólogos acreditam que Titã é um local que tem condições favoráveis à vida.
Exploração
Maioria dessa descoberta foi feita pela missão Cassini-Huygens da NASA, que observou Saturno e suas luas de 2004 a 2017. Agora, a agência se prepara para uma nova missão, prevista para 2034, onde vai enviar o drone Dragonfly para recolher informações sobre o local. O próximo passo é desenvolver um submarino capaz de estudar os mares do satélite.
Segundo Oleson, Titã tem apenas 14% da força gravitacional da Terra, portanto uma pressão também menor em seus mares, o que facilitaria eventuais explorações aquáticas.