Subvariante BA.2 é responsável por 86% dos casos globais da Covid-19, afirma OMS
Especialistas alertam para risco de nova onda de infecções no Brasil

Foto: Reprodução/R7
A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou, nessa quarta-feira (23), que a BA.2, subvariante da Ômicron, é responsável por 86% dos casos globais do novo coronavírus, conforme os dados de sequenciamento genômico disponíveis.
Com a atual onda de Covid-19 na Ásia e em parte da Europa, novamente, o mundo fica em alerta sobre a possibilidade do vírus provocar novos picos em países onde a doença já está praticamente controlada. O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, ressaltou que a pandemia não acabou.
Nos Estados Unidos, um em cada três casos de Covid-19 são causados pela BA.2. No nordeste do país, incluindo os estados de Nova York, Nova Jersey e Massachusetts, a BA.2 corresponde por mais da metade dos casos.
De acordo com especialistas em saúde ouvidos pelo Metrópoles, a subvariante também pode provocar uma nova onda de infecções no Brasil, semelhante a que ocorreu no início do ano com a variante inicial, a BA.1.
No entanto, em razão do avanço da vacinação e das características da subvariante, os diagnósticos positivos não seriam capazes de pressionar o sistema público de saúde.
Atualmente, o Brasil tem 74,9% da população totalmente vacinada contra a Covid-19, com as duas doses. Já o reforço foi aplicado em 34% das pessoas, de acordo com dados do levantamento Our World In Data, ligado à Universidade de Oxford.