Sudão sofre tentativa de golpe de estado, diz autoridades

Tentativa pode ter sido planejada por pessoas dentro e fora das forças militares

Por Da Redação
Às

Sudão sofre tentativa de golpe de estado, diz autoridades

Foto: Getty Images

As autoridades do Sudão disseram ter frustrado uma tentativa de golpe de estado nesta terça-feira (21). Os autores seriam apoiadores do presidente deposto Omar al-Bashir, que teria tentado, sem obter êxito, minar a revolução que o tirou do poder em 2019. Segundo o primeiro-ministro Abdalla Hamdok, a tentativa de golpe foi planejada por pessoas dentro e fora das forças militares. 

Em nota, as forças armadas do Sudão afirmaram que 21 oficiais e um “número” de soldados foram presos por serem associados ao golpe. Novas buscas ainda estão sendo realizadas. O golpe havia sido precedido por tentativas de semear a insegurança, especialmente no leste do Sudão, disse ele. “O que aconteceu é um golpe orquestrado por facções dentro e fora das forças armadas, e isto é uma extensão das tentativas dos remanescentes, desde a queda do antigo regime, de abortar a transição democrática civil”, disse Hamdok.

“Esta tentativa foi precedida por diversos preparativos feitos por delinquentes nas cidades, e pela exploração da situação no leste do país, pelo fechamento de estradas e portos nacionais e pelo bloqueio da produção de petróleo”, completou.

A tentativa de golpe aponta para o difícil caminho enfrentado por um governo que reorienta o Sudão desde 2019. Um órgão governante conhecido como Conselho Soberano tem administrado o país sob um frágil acordo de compartilhamento de poder entre militares e civis. Contudo, novas eleições são esperadas para 2024.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário