Sul-coreano cruza fronteira armada em rara fuga para Coreia do Norte
Não há informações se essa pessoa não identificada ainda está viva

Foto: Getty Images
Durante uma rara fuga para a Coreia do Norte, um cidadão da Coreia do Sul atravessou a fronteira no último sábado (1°). O Estado-Maior Conjunto (JCS) informou que realizou uma operação de busca após detectar a pessoa no lado leste da Zona Desmilitarizada que separa as duas Coreias. “Nós confirmamos que a pessoa cruzou a linha de demarcação militar e desertou para o Norte”, disse o JCS.
O JCS disse que não poderia confirmar se a pessoa estava viva, mas mandou um aviso à Coreia do Norte por uma linha telefônica militar, pedindo proteção. O cruzamento de fronteiras, ilegal na Coreia do Sul, aconteceu enquanto a Coreia do Norte implanta severas medidas contra o novo coronavírus desde o fechamento das fronteiras no início de 2020.
As relações entre os dois países ficaram estremecidas após negociações entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos para a desnuclearização terem emperrado após uma cúpula que fracassou em 2019. Atualmente, a Coreia do Sul e forças da Organização das Nações Unidas (ONU) lideradas pelos EUA ainda estão tecnicamente em guerra com a Coreia do Norte.