Summit Press 2025 reúne profissionais de destaque da comunicação e do jornalismo!

Evento discutiu desde inteligência artificial até jornalismo de entretenimento, traçando o futuro da comunicação com palestras emocionantes e painéis estratégicos

Por Michel Telles
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Summit Press 2025 reúne profissionais de destaque da comunicação e do jornalismo!

Foto: Divulgação

Na última segunda-feira (20), foi um marco para a comunicação brasileira, com a edição 2025 do Summit Press, edição inédita,  que reuniu mais de 20 especialistas e líderes do setor em debates profundos e inspiradores. Com o tema “A Comunicação em Estado Líquido”, o evento, idealizado pela jornalista Lu Pimentel, abordou as transformações, desafios e oportunidades de um mercado em constante movimento. Na plateia, um seleto grupo de diretores e CEOs, grandes agências de comunicação, jornalistas e assessorias de imprensa.

Em seu discurso de abertura, Lu Pimentel refletiu sobre a volatilidade e os fluxos da comunicação contemporânea, citando a metáfora da “modernidade líquida” do sociólogo Zygmunt Bauman. “Não estamos aqui para sermos espectadores, mas arquitetos do amanhã. A comunicação escorre, flui, adapta-se e nos desafia a navegar com ética e criatividade”, afirmou, destacando os objetivos do Summit Press: diagnosticar, conectar e inspirar.

Leo Branco, editor da revista Exame, abriu a programação mostrando como a revista atua de forma integrada entre impresso e digital. “A curadoria de conteúdo hoje é guiada pela relevância, não mais pelo meio. O impresso aprofunda, o digital contextualiza com velocidade”, explicou.

Em seguida, Igor Peixoto (SBT News) trouxe um dos temas mais urgentes: a Inteligência Artificial na rotina das redações. Ele detalhou como ferramentas de IA têm sido utilizadas para agilizar a apuração, produção de conteúdo e análise de dados, mas ressaltou: “A tecnologia é uma aliada, mas a checagem e o olhar humano seguem insubstituíveis”.

Um painel dedicado às assessorias de imprensa debateu as necessidades de mudança na área e as dificuldades do dia a dia. O tema mexeu com a plateia com dezenas de perguntas.  Na sequência, Analice Nicolau comoveu a todos com seu relato sobre transição de carreira, destacando a força e a coragem necessárias para quem busca se reinventar na comunicação.

Ellen Nogueira (CNN) compartilhou a realidade de um grande veículo em constante adaptação. “Conquistar o público existe hoje escuta ativa, agilidade para mudar e acima de tudo, credibilidade”, disse.  Já JR Cesar (Brasilera Digital) narrou sua trajetória de assessor de imprensa a empresário digital, ilustrando as possibilidades além do modelo tradicional, mas é preciso ter coragem e ousadia.

Juliana Colombo (Times Brasil/CNBC) apresentou com exclusividade a estrutura e o foco editorial da emissora para seu público-alvo e o relacionamento com assessores e agências. Logo após, um super painel com representantes de grandes agências debateu as mudanças e realidades do mercado de comunicação corporativa, mediado pela diretora executiva da ABRACOM Sheila Magri. Na pauta, como as marcas estão se posicionando e se comportando nesse gigantesco mercado que muda todos os dias e como de fato acontecem as atualizações diárias e como as equipes tentam se mobilizar ao máximo para conseguir absorver essas mudanças.

Na reta final, Sergio Ludtke (Projor) trouxe uma análise intensa sobre o deserto de notícias, enquanto Bruno Morassutti apresentou os projetos “Fiquem Sabendo” e “Fiscais do Clima”, exemplos de jornalismo independente e de impacto. Jany Lima (ABRAPE) encerrou a tarde de apresentações com dados robustos que comprovam a importância estratégica da assessoria de imprensa para marcas e eventos.

O encerramento do evento ficou por conta de um painel sobre jornalismo de entretenimento, mediado por Drika Oliveira e com participação de ícones que fazem parte e escreveram a história da Tv Brasileira como Flavio Ricco, Sonia Abrão, Jose Armando Vanucci e Fabiola Reipert que pela primeira vez estiveram juntos em um painel para ficar na história e para incendiar Sandro Nascimento diretor de jornalismo e conteúdo do NaTelinha. Eles relembraram histórias, refletiram sobre a evolução do gênero e discutiram seu papel na imprensa. .

Um legado para o futuro
Para Lu Pimentel, o evento cumpriu seu papel: “Foi mais do que um dia de palestras. Foi um chamado para unirmos forças e virarmos a chave da comunicação no Brasil. Quem esteve no Teatro Gazeta testemunhou que definitivamente é um momento de virada de chave. Foi um “bora acordar". Vem ai o Summit Press 2026”.

O Summit Press 2025 contou com o apoio da Press Manager .

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