• Home/
  • Notícias/
  • Michel Telles/
  • Superintendente do IPHAN destaca papel da Casa Pia de São Joaquim como modelo de preservação patrimonial a serviço da sociedade!

Superintendente do IPHAN destaca papel da Casa Pia de São Joaquim como modelo de preservação patrimonial a serviço da sociedade!

Entidade bicentenária mostra como preservação histórica e transformação social podem caminhar juntas

Por Michel Telles
Ás

Atualizado
Superintendente do IPHAN destaca papel da Casa Pia de São Joaquim como modelo de preservação patrimonial a serviço da sociedade!

Foto: Ricardo Teixeira, Hermano Fabrício Queiroz, Rodolfo Tourinho e Jayme Garcia Rosa Filho - Clique: Camila Salles

Instituição filantrópica com mais de dois séculos de tradição em Salvador, a Casa Pia de São Joaquim, localizada na Calçada, recebeu a visita institucional do superintendente do Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico (IPHAN), Hermano Fabrício Queiroz. O encontro, que contou com a participação dos conselheiros Jayme Garcia Rosa Filho, provedor da entidade, Rodolfo Tourinho e Ricardo Teixeira, reforçou o papel da instituição filantrópica como referência em preservação patrimonial a serviço da sociedade.

"O que vemos na Casa Pia é mais do que preservação - é um exemplo concreto de como o patrimônio cultural pode ser cuidado com excelência e, ao mesmo tempo, mobilizado como instrumento de transformação social. Trata-se de um dos monumentos mais bem preservados da Bahia, com um acervo de bens móveis plenamente restaurado e uma gestão que revela profundo compromisso com a missão de conservar e educar", afirmou o superintendente do IPHAN.

Tombada desde 1938, a Casa Pia cumpre uma função social transformadora: a educação integral e gratuita de 200 crianças, de 2 a 5 anos, em situação de vulnerabilidade social, através da sua escola de educação infantil. "O trabalho realizado com as crianças é admirável, oferecendo formação, acolhimento e sentido de pertencimento, com reflexos diretos no território. Reconhecemos, na Casa Pia, uma ação exemplar que deveria inspirar outras instituições que atuam com bens tombados no Brasil", complementou o superintendente do IPHAN.

Modelo sustentável de preservação

A Casa Pia desenvolveu um modelo inovador de sustentabilidade que garante tanto a preservação do patrimônio quanto a continuidade de sua missão social. Através da locação de seus espaços para eventos corporativos, sociais e culturais - o Cerimonial Casa Pia de São Joaquim -, a instituição gera recursos para manter a escola funcionando gratuitamente.

Este modelo permite que o casarão histórico seja utilizado de forma responsável, mantendo-se vivo e funcional, enquanto os recursos gerados financiam diretamente a educação das 200 crianças atendidas. Os diversos salões, pátio, auditório e igreja da Casa Pia são adaptados para eventos, sempre respeitando as características arquitetônicas originais do patrimônio.

"Esta visita institucional do IPHAN representa o reconhecimento de que a Casa Pia não apenas preserva um patrimônio histórico excepcional, mas o mantém vivo através de sua função social. Nosso compromisso é continuar cuidando deste legado enquanto transformamos vidas através da educação", afirmou Jayme Garcia Rosa Filho, provedor da Casa Pia de São Joaquim.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário