• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Supertelescópio revela 'impressão digital' de uma dupla de estrelas

Supertelescópio revela 'impressão digital' de uma dupla de estrelas

Imagem mostra pela primeira vez pelo menos 17 anéis de poeiras criados pelo conjunto

Por Da Redação
Às

Supertelescópio revela 'impressão digital' de uma dupla de estrelas

Foto: Reprodução/Nasa

Um novo registro do supertelescópio especial James Webb revelou uma foto inédita que mostra pelo menos 17 anéis de poeira criados pela "dança espacial" de duas estrelas, a 5 mil anos-luz de distância da Terra. 

Embora outros conjuntos do tipo espalhados pelo Universo emitam gases e poeiras, o flagra do supertelescópio de 10 bilhões de dólares foi bastante especial porque revelou, pela primeira vez, o que a Nasa chama de "impressão digital" desse sistema estelar, o Wolf-Rayet 140.

Como as duas estrelas possuem órbitas entrelaçadas, durante os períodos de aproximação da dupla, seus ventos estelares (fluxos de gás que emanam para o espaço) se encontraram e formam esse padrão de anel especial.

De acordo com a Nasa, esse feito ocorre uma vez a cada oito anos. Cada anel de poeira da imagem foi criado quando as estrelas se aproximaram e seus ventos estelares colidiram.

"Esses anéis de poeira são como os anéis de crescimento em um tronco de árvore que marcam a passagem do tempo", afirma a Nasa.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.