• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Suprema Corte dos EUA libera documentos da Casa Branca sobre invasão do Capitólio

Suprema Corte dos EUA libera documentos da Casa Branca sobre invasão do Capitólio

Donald Trump tentava barrar acesso sob pretesto de 'privilégio executivo'

Por Da Redação
Ás

Suprema Corte dos EUA libera documentos da Casa Branca sobre invasão do Capitólio

Foto: Getty Images

A Suprema Corte dos Estados Unidos rejeitou na última quarta-feira (19), por oito votos a um, o pedido feito pelo ex-presidente Donald Trump e liberou que a comissão da Câmara que investiga a invasão ao Capitólio tenha acesso a documentos da Casa Branca no período em que ele ocupava o cargo.

Trump tentava utilizar um mecanismo conhecido como “privilégio executivo”, que permite ao chefe de Estado e alguns integrantes do Executivo manterem sigilosos determinados documentos e gravações. Mas a Corte manteve a decisão de um tribunal de apelações, emitida em dezembro, que liberava o acesso dos deputados aos dados.

“Como o tribunal de apelações concluiu que as demandas do [ex-] presidente Trump não iriam adiante mesmo se ele estivesse no cargo, seu status de ex-presidente não necessariamente fez diferença para a decisão desta Corte”, diz a decisão.

Agora, a comissão tem acesso a cerca de 700 páginas de documentos, como memorandos, notas, rascunhos e agendas que podem estar relacionadas ao ataque à sede do Legislativo. Anteriormente, Joe Biden já havia autorizado o acesso aos documentos. O presidente afirmou que o privilégio executivo não se aplicava aos documentos, e que sua divulgação ao Congresso era de interesse e benefício da nação. 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário