Surgimento de escorpiões amarelos mobiliza autoridades em cidade de Porto Alegre
Moradores de Esteio têm investido em armadilhas e lanternas de luz negra

Foto: Pedro Piegas - PMPA/Divulgação
A quantidade de escorpiões amarelos encontrados na cidade de Esteio, localizada na Região Metropolitana de Porto Alegre, tem causado preocupação às autoridades locais. Em uma única rua da cidade, mais de 900 animais foram capturados nos últimos cinco meses.
Apesar de ser mais comum no verão, a presença de escorpiões amarelos na cidade não cessou com a chegada do frio. Os animais começaram a aparecer dentro das casas, o que não era comum. Moradores têm investido em armadilhas e lanternas de luz negra, que ajudam a identificar escorpiões com mais facilidade.
O animal pode chegar a até 7 cm e apresenta o tronco escuro, com cauda amarela, sendo esta serrilhada no lado dorsal. O escorpião amarelo tem veneno altamente tóxico, sendo considerado o mais venenoso da América do Sul, capaz de causar a morte da vítima em poucas horas.
A coordenadora da Vigilância em Saúde de Esteio, Rosane Bordinhão, revelou que servidores estão sendo pagos com horas extras para realizarem jornadas noturnos devido a aparição dos animais.
"Todas as ações, tudo o que é possível, tudo o que é preconizado pelo Ministério da Saúde e pelo CEVS (Centro Estadual de Vigilância em Saúde) nós estamos fazendo. De dezembro para cá, quando aconteceu esse 'boom', com essas buscas intensificadas”, disse ao portal g1.
Em caso de ataques, a prefeitura recomenda que os moradores de Esteio procurem o Hospital São Camilo para aplicação do soro antiescorpiônico.