Suspeito de matar Mãe Bernadete é preso na Bahia após fazer esposa e filhos reféns
Josevan Dionisio dos Santos é o quinto preso por envolvimento no crime; ele foi encontrado pela polícia na cidade de Simões Filho

Foto: Arte sobre foto de Walisson Braga/Conaq
Um dos suspeitos de assassinar a líder quilombola Mãe Bernadete foi preso, na manhã desta sexta-feira (12), em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). O crime aconteceu em 17 de agosto de 2023, no Quilombo Pitanga dos Palmares.
Segundo a Polícia Civil, Josevan Dionisio dos Santos, conhecido como "BZ" ou "Buzuim", foi preso após ser perseguido por policiais e fazer a companheira e dois filhos reféns.
Equipes da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core) realizaram negociação para libertação das vítimas e a rendição do homem. Uma pistola calibre 9mm, de fabricação turca, com numeração raspada foi apreendida.
Josevan é identificado como o Nove de Ouros do Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), desde abril de 2024. Além do crime contra Mãe Bernadete, ele é investigado por envolvimento em outras execuções, roubos e tráfico de drogas, com atuação em Simões Filho e região.
Ao todo, quatro mandados foram cumpridos contra Josevan: dois de prisão e dois de busca e apreensão. O suspeito foi conduzido à sede do Denarc, onde passou pelos exames legais e permanece custodiado à disposição da Justiça.
O crime
Mãe Bernadete foi morta a tiros na sede do Quilombo Pitanga dos Palmares, em Simões Filho, dentro da própria casa. No momento do crime, os netos da ialorixá estavam no imóvel e foram retirados da sala pelos criminosos antes da execução.
Conforme a Polícia Civil, que comandou a investigação em conjunto com a Polícia Federal, o assassinato foi encomendado por traficantes de drogas da região, pois Mãe Bernadete agia para impedir o crime dentro do quilombo.
No inquérito, seis pessoas foram indiciadas pelo crime. Cinco já foram presas e três irão a júri popular. Confira os nomes dos presos:
Arielson da Conceição Santos
Sérgio Ferreira de Jesus
Josevan Dionísio dos Santos
Ydney Carlos dos Santos de Jesus
Carlos Conceição Santiago
A Polícia Civil afirma que segue realizando diligências para localizar o último envolvido, conhecido como “Maquinista”, que permanece foragido.
Quem foi Mãe Bernadete
Mãe Bernadete Pacífico, matriarca do Quilombo Pitanga dos Palmares e ex-secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, dedicou a vida à defesa dos direitos dos quilombolas.
Desde 2017, ela lutava por justiça pelo assassinato do filho, Binho, que permanece impune, e denunciava ameaças e perseguições contra sua comunidade.
A ialorixá liderava o quilombo Pitanga dos Palmares, formado por cerca de 290 famílias, e participava da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (Conaq), pela defesa dos direitos de outros quilombos e promoção da cultura popular quilombola.
A comunidade é conhecida pelas artesãs em piaçava, bordadeiras e pela produção agrícola, com mais de 120 agricultores vendendo frutas, verduras e farinha localmente.