• Home/
  • Notícias/
  • Esportes/
  • Suspensão adia possível estreia de Guido Herrera pelo Bahia mesmo após regularização

Suspensão adia possível estreia de Guido Herrera pelo Bahia mesmo após regularização

Goleiro argentino teve nome publicado no BID da CBF, mas depende de uma definição do STJD para enfrentar o Atlético-MG.

Por Da Redação
Às

Atualizado
Suspensão adia possível estreia de Guido Herrera pelo Bahia mesmo após regularização

Foto: Letícia Martins / EC Bahia

A expectativa pela estreia do novo goleiro, Guido Herrara, com a camisa do Bahia terá que esperar, ao menos por enquanto. Apesar de ter sido regularizado pela CBF na noite da segunda-feira (20), o argentino ainda não reúne condições de jogo para enfrentar o Atlético-MG, às 19h30 desta terça-feira (21), na Arena MRV, pela última rodada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro. 

O impedimento não está relacionado à documentação do atleta, mas a uma punição disciplinar recebida antes de sua chegada ao Tricolor. Na última rodada do Campeonato Argentino, quando ainda defendia o Talleres, Guido foi expulso e, posteriormente, suspenso por uma partida pelo Tribunal de Disciplina Deportiva da Associação do Futebol Argentino (AFA). 

Pelas normas da Fifa para transferências internacionais, sanções de até quatro partidas ou três meses que não tenham sido cumpridas acompanham o jogador para o novo país de atuação. Dessa forma, a suspensão precisa ser cumprida no futebol brasileiro, salvo decisão em contrário da Justiça Desportiva. 

Diante do cenário, o Bahia informou que buscará uma solução junto ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para tentar contar com o goleiro já na partida em Belo Horizonte. Mesmo sem a confirmação de que poderá atuar, o argentino viajou com a delegação e integra o grupo relacionado para a partida de logo mais. 

A pubçicação do nome de Guido Herrera no Boletim Informativo Diário (BID) ocorreu após a abertura da janela de transferências internacionais, etapa necessária para que o reforço pudesse ser inscrito oficialmente pelo clube. 

Enquanto aguarda o desfecho sobre a situação do goleiro, o Tricolor espera concluir a regularização dos outros reforços contratados nesta janela. O zagueiro Marco Moreno permanece em processo de recondicionamento físico e ainda não apareceu no BID. Já o atacante Alejo Véliz, embora também aguarde a publicação do registro, viajou com a delegação para Belo Horizonte e segue à disposição para os próximos compromissos, assim que tiver a documentação concluída. 

Confira o comunicado do Esporte Clube Bahia SAF:

O goleiro Guido Herrera, ainda que regularizado junto a CBF, não está apto para enfrentar o Atlético-MG.

O jogador foi expulso na última rodada do Campeonato Argentino e em julgamento no Tribunal de Disciplina Deportiva da AFA foi punido com uma partida. Sendo assim, conforme artigo (transcrito abaixo) do Regulamento da FIFA, ele precisará cumprir a suspensão em nível nacional no novo clube:

"Qualquer sanção disciplinar de até quatro partidas ou de até três meses que tenha sido imposta a um jogador pela associação anterior, mas que ainda não tenha sido (integralmente) cumprida até o momento da transferência, deverá ser cumprida pela nova associação na qual o jogador foi registrado, para que a sanção seja cumprida em nível nacional. Ao emitir o ITC, a associação anterior deverá notificar a nova associação, via TMS, sobre qualquer sanção disciplinar desse tipo que ainda não tenha sido (integralmente) cumprida".

O clube adotará as medidas cabíveis junto ao STJD para tentar contar com o atleta na partida em Belo Horizonte.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário