Talibã define prazo de uma semana para ex-funcionários do governo entregarem armas
Medida, segundo porta-voz, evitará "tratamento legal aos infratores caso sejam descobertos"

Foto: Reprodução/Getty Images via BBC
Os talibãs definiram o prazo de uma semana, a contar deste sábado (28), para que todos os ex-funcionários do governo do Afeganistão entreguem seus bens e armas do serviço público. O anúncio foi feito pelo porta-voz principal do grupo, Zabihulla Mujahid.
"Pedimos para que todos que têm veículos, armas, munições e outros bens do governo entreguem os itens mencionados aos órgãos relevantes do Emirado Islâmico (como os talibãs se denominam) no prazo de uma semana", disse no Twitter.
Ainda de acordo com a publicação, Mujahid ressaltou que as entregas fossem feitas neste prazo para evitar processos ou "tratamento legal aos infratores caso sejam descobertos".
Apesar dos talibãs terem tomado o poder, a liderança do movimento ordenou que seus combatentes não invadissem as casas dos funcionários até que fossem liberados.
Com isso, o movimento islâmico dá um passo de assumir o controle absoluto do país. Os americanos e aliados internacionais passam as suas últimas horas no país antes do prazo para a retirada total das tropas.