• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Talibãs assinalam derrota dos EUA no dia da independência do Afeganistão

Talibãs assinalam derrota dos EUA no dia da independência do Afeganistão

Grupo diz que resistência jihadista forçou retirada dos norte-americanos

Por Da Redação
Ás

Talibãs assinalam derrota dos EUA no dia da independência do Afeganistão

Foto: Getty Images

O Talibã celebrou o Dia da Independência do Afeganistão, nesta quinta-feira (19), declarando vitória sobre os Estados Unidos. “Louvado seja Deus, hoje celebramos o aniversário da independência da ocupação britânica, enquanto nós, pela graça de Deus, e graças à resistência jihadista, derrotamos outra força poderosa e arrogante (EUA) e a forçamos a retirar-se da terra pura do Afeganistão”, diz o comunicado do Talibã. 

Esta quinta-feira marca a independência do país do domínio colonial britânico, celebrada pelo Tratado Anglo-Afegão de 1919, também conhecido como Tratado de Rawalpindi. O Talibã conquistou vitórias contra as forças norte-americanas, soviéticas e britânicas, atribuindo seu sucesso a um poder superior. “Não há dúvida de que essa vitória divina foi alcançada por Deus nas mãos de um povo indefeso como o povo do Afeganistão, que derrotou três impérios arrogantes em três séculos sucessivos”, disseram eles. “É graças a esta bênção que trabalhamos juntos com toda a honestidade e sinceridade para estabelecer este sistema islâmico, para unir este país, para elevá-lo e promovê-lo”, completaram.

Em ato comemorativo, o grupo extremista convocou imãs e pregadores de todo o país para incentivar os cidadãos a cooperar com o novo governo nas orações da próxima sexta-feira-feira (20), destacando a conexão que procuram estabelecer entre a população afegã e seus valores fundamentalistas linha-dura. Além disso, o Talibã também pediu aos pregadores que entregassem "uma declaração de interesses (sobre o sistema islâmico) para os cidadãos e um apelo à unidade e acordo entre o povo" e que abordassem "a resposta estragada à propaganda negativa do inimigo e às provocações em ordem para convencer e tranquilizar as pessoas”. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.