• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • “Tanto eu como a OAB somos vítimas", diz Fabrício Castro sobre propaganda irregular na OAB-BA

“Tanto eu como a OAB somos vítimas", diz Fabrício Castro sobre propaganda irregular na OAB-BA

Presidente do órgão, Fabrício Castro, nega autoria e protocola denúncia na PF contra postagem

Por Da Redação
Ás

“Tanto eu como a OAB somos vítimas", diz Fabrício Castro sobre propaganda irregular na OAB-BA

Foto: Reprodução/Montagem

O Farol da Bahia denunciou na manhã desta segunda-feira (8) a prática irregular de propaganda eleitoral no perfil oficial da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Bahia, (OAB-BA). Como publicado anteriormente na coluna Notas do Carvalho (leia aqui), a lei ressalta que não é correto a veiculação de material eleitoral através das redes sociais oficiais da Ordem e que a prática, ao sugerir um eventual favoritismo a um determinado candidato, pode levar à cassação da chapa. 

No último domingo (7), foi publicado no Instagram um material de apoio à candidata da situação, Daniela Borges, que é apoiada pelo atual presidente Fabrício Castro. A publicação, que já foi retirada do ar, trazia diversas propostas de Daniela Borges e da vice Christiane Gurgel, além da mensagem "a advocacia baiana precisa delas!". As duas fazem parte da chapa 'União pela Advocacia'.

O presidente da seccional baiana, Fabrício Castro, foi questionado pelo Farol da Bahia sobre o caso e, de maneira assertiva, negou que tenha qualquer envolvimento no que diz respeito às publicações e afirmou que acionou a Polícia Federal (PF) para apurar o caso.  “Tanto eu como a OAB somos vítimas. Já ingressamos com medida judicial para identificar autoria e a Polícia Federal também já foi acionada para apurar responsabilidade criminal”, disse.

De acordo com a OAB-BA, a medida judicial citada por Castro para identificar o autor da repostagem já foi protocolada na tarde desta segunda, assinada tanto pelo presidente da entidade como pelo pelo gerente da Procuradoria de Prerrogativas, Edgard Neto.  

Segundo Neto, "neste primeiro momento, a OAB-BA está concentrada em identificar quem postou, para depois responsabilizar o culpado".

O Farol da Bahia teve acesso a outras veiculações de propaganda eleitoral no perfil oficial da OAB Feira de Santana no Instagram (veja o vídeo embaixo). Ainda em resposta ao Farol, Fabrício Castro afirmou que não tem conhecimento sobre as publicações. Até o fechamento desta matéria, Daniela Borges, candidata à presidência da OAB-BA, não se pronunciou sobre o tema. O Farol também tentou contato com a assessoria dela, mas não obteve retorno.

Assim como Casto, a OAB-BA também negou, em nota, que a postagem teria sido feita pela Assessoria de Imprensa da Seccional, tendo em vista que o horário em que foi efetuada não condiz com o horário de trabalho da equipe. Além disso, o órgão explicou que diversas pessoas têm acesso à senha das redes sociais da OAB-BA.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário