“Tão importante como eleger o presidente Lula, é mudar o Congresso Nacional”, diz José Dirceu
Ele ainda falou sobre as possibilidades de reeleição de Lula

Foto: Farol da Bahia
O ex-ministro José Dirceu (PT-SP) afirmou que mudanças no Congresso Nacional são tão importantes quanto a reeleição do presidente Lula. A fala ocorreu na manhã deste sábado (7) durante o evento de encerramento em comemoração aos 46 anos do Partido dos Trabalhadores (PT), realizada no Trapiche Barnabé, em Salvador.
"Tão importante como eleger o presidente Lula é mudar o congresso nacional. Eu, inclusive, vou fazer, na hora que eu for candidato na campanha, oito blocos para mudar o Congresso Nacional, para ajudar o presidente Lula a fazer as reformas que o Brasil precisa. O Brasil precisa crescer 5% ao ano, precisa dobrar essa riqueza e distribuí-la melhor em 10 anos. [...] O Brasil precisa fazer uma revolução tecnológica, reindustrializar [...] Para isso só tem uma liderança, que é o Lula”, disse.
Questionado sobre sua análise da estratégia da oposição ser semelhante ao construído no Chile, onde foi eleito o presidente de extrema direita José Antonio Kast no final do ano passado, Dirceu avaliou que não vê similaridades, destacando que cada governo tem suas próprias características e frente ampla que o PT faz parte.
“É um governo que tem apoio de uma coalizão partidária muito ampla. Não só nós, PT, PCdoB, PDT, PSB, Rede Crítica, como a metade do MDB, um terço do PSD. Mesmo no União Brasil, Republicanos, no PP, existem estados onde nós vamos ter. Eu acredito que não é fácil, é uma disputa, mas a tendência é o Lula ser reeleito”, concluiu.


