• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Propostas para minimizar impactos do tarifaço são apresentadas pelo Governo da Bahia e Fieb; confira

Propostas para minimizar impactos do tarifaço são apresentadas pelo Governo da Bahia e Fieb; confira

As medidas foram debatidas em reunião de Brasília

Por Da Redação
Às

Propostas para minimizar impactos do tarifaço são apresentadas pelo Governo da Bahia e Fieb; confira

Foto: Créditos: Eduardo Aiache/GOVBA

O Governo do Estado da Bahia e a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) apresentaram nesta quinta-feira (7) propostas para reduzir os impactos da nova tarifa imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. A reunião aconteceu em Brasília junto com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

Propostas emergenciais e estruturantes com foco na exclusão de produtos baianos da lista de sobretaxação e na possibilidade de redução de alíquotas foram debatidos.

Dentre as mediadas apresentadas estavam o apoio financeiro emergencial às empresas impactadas como a aceleração de compensações tributárias, alternativas de regulações para proteger o setor produtivo, ampliação do Reintegra e articulação diplomática para levar as demandas baianas à Organização Mundial do Comércio (OMC).

A inclusão dos produtos afetados nas listas de exceção tarifária (LETEC) e desequilíbrios comerciais (LDCC) também foi defendida.

O encontro é um desdobramento da agenda realizada na última segunda-feira (5), quando o governador Jerônimo Rodrigues e o presidente da FIEB apresentaram os primeiros pleitos ao vice-presidente e ministro da Indústria Geraldo Alckmin.

Afonso Florence, secretário da Casa Civil da Bahia e líder do Grupo de Trabalho estadual (GT), criado para enfrentar os efeitos do chamado "tarifaço, declarou que o encontro foi produtivo, além de ter sido uma forma de garantir que a Bahia tenha voz ativa no processo.

“Estabelecemos um canal permanente de monitoramento com o Governo Federal e, nas próximas semanas, devemos avançar no detalhamento de medidas que serão anunciadas pelo Governo Federal e, conforme o andamento, também pelo Governo da Bahia”, complementou.

O GT permanece em articulação com os ministérios envolvidos e deve, nos próximos dias, evoluir para a criação de um Comitê Conjunto de Comércio Exterior (CCEX), que reunirá o futuro Comitê Estadual de Comércio Exterior (CECEX) e a FIEB. O objetivo é garantir planejamento estratégico contínuo, monitoramento dos impactos e maior capacidade de resposta diante dos desdobramentos internacionais.

Segundo estimativas do Observatório da Indústria da FIEB, a efetivação das tarifas pode resultar em uma retração de 0,27% no PIB estadual, o que representa uma perda de R$ 1,3 bilhão. Além disso, cerca de 210 mil trabalhadores estão empregados em setores industriais da Bahia que exportam para os Estados Unidos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.