Tarifas de energia podem subir 13% em 2021

As tarifas são reajustadas individualmente para cada distribuidora de energia

Por Da Redação
Ás

Tarifas de energia podem subir 13% em 2021

Foto: Reprodução

As contas de luz de todo o Brasil podem registrar aumento médio de 13%  em 2021. A informação foi confirmada pelo  diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Pepitone, na terça-feira (9). 

As tarifas são reajustadas individualmente para cada distribuidora de energia. "Estamos buscando medidas para conter a escalada tarifária. Mas cada setor tem que ajudar um pouco. As nossas áreas técnicas já fazem estimativas e sinalizam que se nada for feito, o reajuste em 2021, média Brasil, está na casa dos 13%. A gente tem que buscar alternativas", disse Pepitone, durante a reunião semanal da diretoria da Aneel.

Uma das medidas citadas por ele foi o diferimento do pagamento das empresas de transmissão por ativos amortizados. Segundo ele, esse valor, que entra na conta dos consumidores, chega a R$ 3,3 bilhões. Além disso, as empresas vão receber R$ 2,2 bilhões em remuneração por novas instalações.

A conta de luz é influenciada pelo  preço da energia, o custo da transmissão de eletricidade , o dólar e impostos, entre outros fatores. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário