Tasso Jereissati complementa voto e faz ajustes no texto da Reforma da Previdência

A estimativa do senador é que com as alterações o valor da economia chegue a R$ 1.312 trilhão

Por Da Redação
Às

Tasso Jereissati complementa voto e faz ajustes no texto da Reforma da Previdência

Foto: Agência Senado

Com quase 500 sugestões de emendas, o relator da Reforma da Previdência na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Tasso Jereissati (PSDB-CE), apresentou nesta quarta-feira (4), a complementação do parecer ao texto enviado pela Câmara ao Senado. No texto apresentado, Tasso propõe ajustes na redação para deixar mais claras algumas regras. Um dos ajustes detalha que os trabalhadores informais também terão direito, na forma da lei, ao sistema especial de inclusão previdenciária.

O senador retirou da proposta a parte que trata da pensão por morte. Dessa maneira, continuam valendo as regras atuais que garantem que nenhum benefício será inferior a um salário mínimo. Na proposta aprovada pelos deputados, essa redução poderia ocorrer. O relator também suprimiu do texto a possibilidade de cobrar alíquota previdenciária sobre os benefícios de anistiados políticos. Outra mudança que está na redação esclarece o alcance da reforma para ex-parlamentares. Eles também terão que obedecer à regra da idade mínima (62 anos para mulheres, 65 anos para homens). 

Durante a leitura da complementação do voto, o senador fez uma nova estimativa de economia. Segundo ele, serão R$ 1.312 trilhão a mais, se aprovada a chamada PEC paralela. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário