Taxa de desemprego do Brasil cai 4 pontos percentuais desde o início de 2022
Brasil ainda possui uma das maiores taxas de desemprego do mundo

Foto: Reprodução/ Agência Brasil
A taxa de desemprego do Brasil caiu pouco mais de quatro pontos percentuais desde o início de 2022, indo na contramão do esperado para os países desenvolvidos. Mesmo com a queda recente, o Brasil ainda possui uma das maiores taxas de desemprego do mundo.
Atualmente em 9,1%, segundo o dado mais recente divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego chegou ao menor valor desde 2015, mas mesmo assim segue elevada se comparada a grandes economias.
O Brasil tem espaço para queda na taxa devido ao alto patamar anterior. No caso dos países desenvolvidos, muitos se encontram em níveis próximos ao chamado pleno emprego, quando todos que buscam um emprego conseguem em um curto período de tempo.
Vale explica que a dinâmica de preços de commodities acabou impactando de maneira distinta o Brasil e os países desenvolvidos. Por ser um grande exportador de commodities, o Brasil acabou se beneficiando dos preços maiores, gerando mais renda e emprego.
Já nos países desenvolvidos, que mais consomem do que produzem commodities, a alta foi prejudicial, impactando na inflação elevando à necessidade de subir juros, que por sua vez “vai levar à alta do desemprego”.
Com isso, a tendência é que esses países vejam suas taxas de desemprego subirem. No caso do Brasil, ele espera que o país ainda veja recuos, mas mais lentos. Para 2022, a LCA projeta uma taxa de 9,1%, encerrando 2023 em 8,7%.


