Taxa de ocupação de leitos de UTI na Bahia chega a 83%

Segundo secretário da Saúde do Estado, a taxa de ocupação ainda é considerada "administrável"

Por Da Redação
Ás

Taxa de ocupação de leitos de UTI na Bahia chega a 83%

Foto: Divulgação/Sesab

O secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, disse nesta segunda-feira (4), em entrevista à Record TV Itapoan, que a Bahia tem 83% de leitos de UTI ocupados. Já a taxa de ocupação geral, que inclui leitos clínicos e de terapia intensiva, está em 63%. Devido aos aumentos de casos da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, após as aglomerações registradas em comemorações do Ano Novo, a expectativa é de que nos próximos dias haja a necessidade de ampliação de vagas nos hospitais. 

A atual taxa de ocupação ainda é considerada "administrável" pela Secretaria de Saúde, segundo Fábio Vilas-Boas. "Nós temos ainda a capacidade de abrir leitos aqui em Salvador. Estamos monitorando a situação dos hospitais do interior [...] Estamos acompanhando, pra ver a necessidade de aumento, que deve acontecer ao longo dos próximos dias", afirmou o secretário.

Vacina

Ainda de acordo com o titular da pasta, as duas vacinas contra a Covid-19, a CoronaVac e a Sputnik V,  têm maior chance de serem utilizadas na imunização da população brasileira. Isso porque não existe imunizante suficiente para abastecer toda a população mundial e o Brasil ainda não tem acordo comercial firmado com a maioria das fabricantes de vacina, segundo  Fábio Vilas-Boas.

"O que nos deixa com duas vacinas com maior chance de vacinar a população brasileira, que é a vacina do Butantan (CoronaVac), porque ela está sendo importada e envasada em São Paulo, e a vacina russa (Sputnik V), que vai ser fabricada e produzida em território brasileiro, em Brasília, no Distrito Federal, já a partir do final da próxima semana [...] Há uma grande chance de essas serem as vacinas do Brasil", conclui Vilas-Boas.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.