TCU aponta "controles frágeis" dentro do INSS

Falhas facilitam descontos indevidos em folhas de beneficiários

[TCU aponta

FOTO: Agência Brasil

O Tribunal de Contas da União (TCU) apontou, através de um relatório, a existência de "controles frágeis" dentro do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), permitindo "descontos indevidos em larga escala" feitos por associações diretamente na folha de pagamento dos aposentados.

A entidade ressaltou ainda o crescimento "impressionante" do número de associados filiados por essas entidades nos últimos anos e também os valores arrecadados por elas através da "mensalidade associativa".

Ainda de acordo com o relatório do TCU, o número de filiados aumentou 150% em dois anos, passando de 2,2 milhões de aposentados em 2021 para 5,5 milhões em dezembro de 2023. Durante esse período, a receita anual das 29 entidades autorizadas pelo INSS a realizar descontos nos contracheques aumentou de R$ 544,7 milhões para R$ 1,55 bilhão.

“Esses crescimentos expõem a necessidade de o INSS possuir controles robustos com o propósito de evitar descontos de mensalidades indevidas”, afirma a auditoria do TCU.

Em nota, o INSS afirmou não ter ainda conhecimento sobre o relatório do TCU e que “tão logo receba o documento, dará seu posicionamento”.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Vitória da Conquista tem 'Feira Saúde Mais Perto' com serviços gratuitos]

Serviços como emissão de segunda via do RG e de antecedentes criminais de serão oferecidos

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!