Técnica promete ajudar pessoas que têm sofrido com dificuldade para dormir

O ouvinte escuta dois sons com frequências muito próximas

[Técnica promete ajudar pessoas que têm sofrido com dificuldade para dormir]

FOTO: Divulgação/Philips

Com uma melhora de sono, uma técnica promete ajudar as pessoas que têm sofrido com dificuldade para dormir. Chamada de Binaural Beats, o fenômeno de som simula áudio 3D por meio de uma ilusão acústica. 

Essa prática é utilizada em tratamentos para reduzir estresse e ansiedade, aumentar a concentração, melhorar a qualidade do sono, entre outros exemplos. O interessado pode encontrar diversos exemplos desse tipo de áudio gratuitamente na Internet, e, para ouvir, basta ter um fone de ouvido com som estéreo. 

O ouvinte escuta dois sons com frequências muito próximas, porém diferentes e inferiores a 1000 Hz. Isso faz com que o cérebro perceba uma "falsa" terceira onda.  A ideia é ativar áreas específicas do cérebro com diferentes padrões de áudio, induzindo o sono, aumentando a concentração ou até estimulando a memória.

Os efeitos são confirmados pela ciência, apontando que alguns resultados são possíveis. Porém, as pesquisas a respeito do uso da técnica de Binaural Beats em tratamentos psicológico ainda são insuficientes, segundo um artigo do NCBI (National Center for Biotechnology Information), parte da Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos. Portanto, não é possível afirmar que a experiência vai funcionar de fato.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Com mais de 500 anos de tradição, saiba por que o Brasil possui uma história única no cultivo de vinhos! ]

Sommelière explica a importância da história dos vinhos de mesa para a cultura nacional, e indica rótulos para celebrar os vinhos brasileiros

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!