Tecnologia: WhatsApp lança busca de empresas dentro do aplicativo

Ferramenta é mais uma tentativa do Facebook de reforçar o e-commerce em seus serviços

[Tecnologia: WhatsApp lança busca de empresas dentro do aplicativo]

FOTO: Getty Images

O WhatsApp lançou, na última quarta-feira (15), um novo recurso que torna possível encontrar empresas dentro do aplicativo. A empresa disse à Reuters que a ferramenta é o mais recente recurso na tentativa do Facebook de reforçar o e-commerce em seus serviços. "Isso pode ser a principal forma pela qual as pessoas começam um processo comercial no WhatsApp", afirmou Matt Idema, vice-presidente de mensagens corporativas, em entrevista. 

Ao contrário de Facebook e Instagram, o WhatsApp não exibe anúncios em seu aplicativo. Idema havia dito antes que as empresas estavam promovendo seus números de Whatsapp em embalagens ou sites ou usando anúncios do Facebook para levar usuários aos chats do WhatsApp.

O WhatsApp, no entanto, tem cada vez mais tentado atrair usuários corporativos. Como os varejistas online cresceram durante a pandemia, o Facebook tem lançado recursos para compras dentro de seus aplicativos. Em junho, Mark Zuckerberg anunciou que o recurso Shops do Facebook seria expandido ao WhatsApp em vários países. Nos últimos anos, o WhatsApp também lançou ferramentas de compras, como catálogos de produtos e carrinhos de compra.

O WhatsApp afirmou que o novo teste incluirá milhares de empresas em setores como alimentação, varejo e serviços locais em certos bairros de São Paulo. Na entrevista, Idema não descartou a possibilidade de o WhatsApp introduzir anúncios dentro do aplicativo no futuro. "Definitivamente há uma rota para anúncios, que é o modelo de negócios central do Facebook, que no longo prazo acredito que fará parte do modelo de negócios do WhatsApp", disse. 


Comentários