Telescópio Hubble fotografa 'nuvens celestiais' na Nebulosa de Órion

Em 30 anos, o Hubble já fez mais de 1,5 milhão de registros

[Telescópio Hubble fotografa 'nuvens celestiais' na Nebulosa de Órion]

FOTO: ESA/NASA/Reprodução

O telescópio espacial Hubble, antecessor do James Webb, fotografou uma paisagem de "nuvens celestiais" em torno do objeto Herbig-Haro HH 505, na Nebulosa de Órion, do observatório de mais de 30 anos. O registro foi divulgado pelas agências espaciais americana (Nasa) e europeia (ESA) na última sexta-feira (12). 

Mesmo após três décadas o Hubble segue "vivo" e já fez mais de 1,5 milhão de observações e suas descobertas motivaram a publicação de 19 mil artigos científicos, de acordo com a Nasa.

“No caso de HH 505, esses fluxos se originam da estrela IX Ori, que fica nos arredores da Nebulosa de Órion, a cerca de 1 mil anos-luz da Terra”, informou a agência americana.

A Nebulosa de Órion é conhecido por ser um berçário estelar - uma região cheia de poeira e gás, onde milhares de estrelas estão se formando. Por ser a mais próxima da Terra, tornou-se uma das áreas massivas de formação de estrelas mais examinadas. Em 2018, a Nasa publicou uma “viagem” pela nebulosa propiciada pelas lentes do Hubble.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!