• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Tempestade severa deve atingir Sul e parte do Centro-Oeste, alerta Defesa Civil

Tempestade severa deve atingir Sul e parte do Centro-Oeste, alerta Defesa Civil

Inmet emite aviso vermelho para risco de chuva intensa, granizo e avanço de frente fria até o Sudeste

Por Da Redação
Às

Tempestade severa deve atingir Sul e parte do Centro-Oeste, alerta Defesa Civil

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A Defesa Civil Nacional informou que uma tempestade de forte intensidade deve atingir os estados da Região Sul e parte de Mato Grosso do Sul entre domingo (16) e segunda-feira (17). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho, nível de grande perigo, para as áreas com maior probabilidade de impacto, enquanto o avanço do sistema também pode alcançar regiões do Sudeste.

De acordo com o Inmet, a previsão indica acumulados de chuva superiores a 100 milímetros em 24 horas, acompanhados de ventos intensos e possibilidade de granizo. A meteorologista Marcia Seabra destacou que há condições favoráveis para a formação de um ciclone extratropical. “Na segunda-feira, essa frente fria também deve atingir a Região Sudeste, chegando ao estado de São Paulo”, alertou.

A formação do ciclone está prevista entre sábado e domingo, com deslocamento em direção ao oceano. Mesmo afastado do continente, o fenômeno dará origem a uma frente fria que deve se estender pelos estados do Sul e por parte do Centro-Oeste.

Diante do cenário, equipes federais, estaduais e municipais participaram de uma reunião de preparação nesta sexta-feira (14), coordenada pela Defesa Civil Nacional. Segundo o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Armin Braun, o encontro definiu estratégias de monitoramento e resposta para o fim de semana.

O sistema de alerta utilizado pelo país inclui o Defesa Civil Alerta, que envia mensagens de texto e avisos sonoros para celulares em áreas potencialmente afetadas. As notificações aparecem de forma destacada na tela dos aparelhos e podem tocar mesmo no modo silencioso, sem necessidade de cadastro e de forma gratuita.

“A população precisa ficar atenta aos alertas e adotar as medidas de autoproteção disponíveis nos canais das defesas civis”, acrescentou Braun.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.