"Tenho relação de respeito com Lula", diz Hugo Motta
Declaração foi dada diante de especulações sobre um possível atrito com o presidente Lula após indicação de Guilherme Derrite como relator do Marco Legal da Segurança

Foto: Lula Marques / Agência Brasil
Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados, esclareceu sua decisão de indicar Guilherme Derrite como relator do Marco Legal da Segurança, projeto que se baseia na PL Antifacção. Motta explicou que escolha foi feita visando a experiência do deputado no combate ao crime organizado. Afirmação foi feita em entrevista ao CNN.
O parlamentar afirmou ter uma "relação de respeito com Lula" e que busca garantir uma convivência harmoniosa entre a Câmara dos Deputados e o Executivo. Motta destacou ainda manter diálogo e postura de cooperação em pautas importantes para o país. "Essa é uma responsabilidade que eu carrego e a construção do dia a dia da casa é eu que tenho que fazer, não é quem está num outro poder que vai fazer o meu papel", disse.
A indicação de Derrite para o Marco Legal da Segurança gerou especulações sobre um possível atrito de Motta com o presidente Lula, tema que foi abordado ao revelar uma conversa recente que teve com o presidente recentemente. "Disse ao presidente que o trabalho seria eminentemente técnico e o deputado Derrite tem feito isso, não tem politizado o tema, apesar de estar sendo alvo de agressões e de ataques, principalmente por integrantes de partidos da base aliada do governo", afirmou.
Motta finalizou enfatizando que sua gestão prioriza o resultado do plenário e a vontade coletiva da casa: "Não me preocupa ter esses atores todos satisfeitos com a atuação da presidência. Eu sou presidente dos 503 deputados, a Câmara tem sua independência e está pronta para ajudar o Brasil".


