Teorema sobre buracos negros criado em 1971 é confirmado
Formula foi criada pelo físico Stephen Hawking

Foto: Reprodução/Getty Images
Criada pelo físico britânico Stephen Hawking em 1971, a formula do teorema de um buraco negro, que consiste em não ter seu tamanho alterado com o tempo, foi confirmada. O artigo foi publicado por pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachussetts, no periódico Physical Reviews Letters.
O conceito chamado "horizonte de eventos de um buraco negro", segundo o artigo, diz respeito ao que está ao seu redor e conhecido como "ponto de não retorno". Conforme Hawking, toda partícula que entra neste espaço, não pode mais sair devido a força da gravidade que é extremamente alta.
No artigo, "Testando a lei da área do buraco negro com GW150914", o código apresentado no final do título trata-se da primeira detecção de fusão do Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferômetro Laser (LIGO).
"Apresentamos a confirmação observacional do teorema da área do buraco negro de Hawking com base em dados da GW150914, encontrando acordo com a previsão com 97% de probabilidade quando modelamos o estágio de fusão de buraco negro em que a amplitude da onda gravitacional atinge seu pico incluindo sobretons do modo quadrupolar", afirma o artigo.