Teórico Giorgio Parisi é premiado com Nobel de Física em Roma
Reconhecimento do físico foi anunciado em outubro deste ano

Foto: Reprodução
O físico teórico italiano Giorgio Parisi foi premiado, nesta segunda-feira (6), com o Nobel de Física pela Real Academia de Ciências da Suécia, em uma cerimônia em Roma, na Itália. O reconhecimento havia sido anunciado ainda em outubro.
O físico é o responsável pela “descoberta da interação entre desordens e flutuações em sistemas físicos, de escalas atômicas até planetárias”. Além dele, o japonês Syukuro Manabe e o alemão Klaus Hasselmann dividiram um prêmio pela “modelagem do clima na ra, quantificando a variabilidade e prevendo o aquecimento global de forma confiável".
“Gostaria de dedicar este prêmio a Nicola Cabibbo (falecido em agosto de 2010), que me deu não só conhecimento, mas também amor pela ciência”, afirmou Parisi. “Ele foi meu professor e poderia ter recebido o Nobel em 2008”, completou.
Além disso, o físico também agradeceu a toda a equipe e a Fundação Nobel “pela prestigiosa empresa que me premiou, com climatologistas que alertaram para os perigos das alterações climáticas”.
“Obrigado a todos pelo carinho demonstrado com estes tão calorosos aplausos”, concluiu.
O diploma e a medalha de ouro foram entregues ao físico pelo embaixador da Suécia na Itália, Jan Björklund. Reconhecido como um dos responsáveis pelo reconhecimento de "fenômenos aparentemente aleatórios e caóticos”, junto aos outros dois premiados, o italiano ficou com metade de um prêmio de 10 milhões de coroas suecas (R$6,25 milhões).