Terra dobrou a quantidade de calor absorvido entre 2015 e 2019, diz pesquisa da NASA

O fenômeno é resultado do aumento das emissões de gases do efeito estufa, deixando a radiação solar presa no planeta

[Terra dobrou a quantidade de calor absorvido entre 2015 e 2019, diz pesquisa da NASA]

FOTO: Reprodução

De acordo com uma pesquisa da NASA em parceria com a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA), divulgada na última terça-feira (15), a quantidade de calor absorvido pela Terra praticamente dobrou entre 2005 e 2019, conforme medições feitas na superfície do planeta e nos oceanos. 

Segundo o estudo, que descreveu a absorção de calor como “sem precedentes”, o fenômeno é resultado do aumento das emissões de gases do efeito estufa, deixando a radiação solar presa no planeta. A diminuição das nuvens e da quantidade de gelo também facilitou a absorção de energia do Sol.

Outro fator destacado na pesquisa é uma mudança natural no oceano Pacífico, que passou de uma fase fria para outra mais quente em 2014. 

Para determinar as mudanças no clima do planeta, os pesquisadores compraram dados de duas medições independentes. As informações coletadas pelos sensores do instrumento Nuvens e Sistema de Energia Radiante da Terra (CERES), capaz de medir a energia que entra e sai do sistema terrestre, estão entre elas.


Comentários