Testamos o Camaro conversível: o esportivo V8 de R$ 451 mil

Modelo evolui com maior conectividade e discretas mudanças visuais

O Chevrolet Camaro chegou há 10 anos de mercado brasileiro onde já passou por 3 mudanças para o nosso diminuto mercado de carros com motor V8. Hoje testamos a versão conversível e atualizada do Camaro 2021 que chega às lojas por R$ 451.300 com pequenas atualizações estéticas e de conteúdo tecnológico especialmente a multimídia e sistema de controle de Cruzeiro adaptativo que ele ainda não tinha. O Farol da Bahia avaliou o esportivo por uma semana para provar as mudanças do Camaro na linha 2022.

O muscle car teve visual renovado em 2019 e, desde então, chama ainda mais atenção por onde passa sendo que em 2020 ficou bem mais equipado. O Camaro agora tem faróis afilados Full LED na dianteira, logotipo da marca escurecido “black Bow tie” e pára-choques com grandes entradas de ar sugerindo maior esportividade. Tambem são novas as rodas aro 20 (na frente traz conjunto 245/40 ZR20 e na traseira 275/35 ZR20) com visual escurecido. Por fim, na traseira o modelo conta com lanternas em LED e duas saídas de escapamento, que transmitem o ronco do envolvente motor V8. 

A GM equipou o modelo com um propulsor V8 6.2 de 461cv e incríveis 62,9kgfm de torque e câmbio automático de dez marchas (o mesmo do rival Mustang). O conjunto é naturalmente aspirado com tração traseira seguindo a velha receita norte-americana, cada vez mais rara diga-se de passagem. O bólido americano vai de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos e tem máxima 250 km/h na versão conversível.

Conectividade “nível 4”

Apesar do modelo já ser estereotipado, seja por canções ou até mesmo por já ter aparecido nas telonas, o Camaro mostra que pode ser mais que um esportivo. 

Seguindo as tendências da marca o Camaro apresenta Wi-Fi a bordo, sistema de som premium Bose e espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay. Um item de extrema importância para evitar as multas é o controle de Cruzeiro adaptativo. Com as mudanças o carro ganha “nível 4” de conectividade e inteligência artificial segundo a GM.

Outra novidade é o sistema MyChevrolet, um aplicativo de smartphone que permite acessar diversas funções do Camaro de forma remota. No painel o carro permite a personalização das cores da luz ambiente, um requinte que pode passar despercebido mas que pode criar uma atmosfera mais “esportiva” com o uso de cores quentes como laranja e vermelho.  

As dimensões do Camaro seguem os padrões americanos de carros largos e compridos. A largura é de 1,89m, o comprimento chega a 4,78m e o entre-eixos é de 2,81m. Apesar do número de entre-eixos parecer bom, esqueça os dois assentos no banco traseiro. Servem para levar crianças ou adultos em viagens curtas pois o espaço é bem apertado. 

Motor forte 

Mesmo com a roupagem claramente esportiva e o motor V8 o Chevrolet Camaro se mostra interessante e confortável para o dia a dia. Com o ajuste correto dos modo de condução ele pode absorver razoavelmente bem as imperfeições do solo mas sua altura não permite um rodar seguro em locais esburacados. No Brasil a estrada é seu habitat ideal onde é possível acelerar os 461cv do carro vendo o trabalho silencioso do motor de 62kgfm de torque controlado pelo câmbio de dez marchas. Registramos uma média de 5,5km/l na cidade, número aceitável, tendo em vista que o modelo tem a tecnologia de desligar quatro cilindros em baixas rotações o que favorece o uso no dia a dia. 

Na estrada, onde está o verdadeiro DNA do Camaro, o esportivo fica “em casa”. Retomadas e acelerações nunca serão problemas para ele. Com o 0 a 100km/h em pouco mais de quatro segundos, a experiência fica ainda mais divertida. Nos trechos de estrada nossa média com o modelo foi de 10,3km/l. Importante lembrar que o muscle car bebe somente gasolina. Mesmo sendo “apenas” uma versão SS (diferente do rival Mustang que traz itens de performance no diferencial, eixo traseiro, filtro de ar e comando) o modelo da GM atem itens como controle de largada e modo burnout. 

Mercado restrito e concorrente do Mustang 

Em terra de Camaro, sempre vai haver seu principal concorrente, o Ford Mustang, que inclusive teve apresentação recentemente na versão Mach 1 substituindo a Black Shadow baseada na GT alinhada ao pacote SS do Camaro. Uma curiosidade é que ambos esportivos utilizam o mesmo câmbio automático de dez marchas mas trazem pacotes diferentes sendo difícil compará-los diretamente. 

O Camaro é comercializado pela GM na versão coupé (R$ 401.700) e conversível (R$ 451.300). Já o Mustang é vendido em versão única Mach 1 de R$ 523.900.


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