Teste: 400km com o Gol automático 2020

Compacto consagrado ganha caixa de câmbio leve de seis velocidades que atua alinhada ao motor 1,6 de 120cv

[Teste: 400km com o Gol automático 2020]

FOTO: Marcos Camargo

Para se adaptar às exigências do consumidor que aprecia cada vez mais a praticidade do câmbio automático a Volkswagen oferece, desde o segundo semestre do ano passado, o Gol 1.6 com esse tipo de transmissão pelo preço de R$ 58 mil. 

Mesmo bem mais caro que a versão de entrada de R$ 47 mil (1.0 MSi de 84cv e câmbio manual), a novidade também tem feito o Gol retomar o caminho das vendas, tanto que em abril ele voltou à quinta posição com 7.180 unidades comercializadas segundo os dados da Fenabrave.

Avaliamos o carro por cerca de 400km em percurso urbano e em parte rodoviário e o resultado surpreende pelo bom casamento entre um propulsor pequeno e ágil com um câmbio moderno. 

Nesta versão o motor é o  1.6 MSi de 120cv onde a Volkswagen conectou o câmbio Aisin AQ 160 de seis marchas. Compacta, leve e de baixa manutenção (nem mesmo o óleo precisa ser verificado ou trocado), a transmissão resultou no casamento perfeito que não faz o carro perder força e encontrar a melhor marcha em todas as faixas de rotação. Assim, o Gol oferece uma opção prática e eficiente para um produto consagrado. Além da alavanca no console, que permite trocas manuais e com modo esportivo que permite subir de giro retardando as trocas, o Gol automático tem aletas atrás do volante para um controle do câmbio conforme o gosto do motorista. 

A versão avaliada pelo Farol da Bahia conta com pacote Urban que incorpora rodas de liga-leve, coluna de direção ajustável em altura e também traz central multimídia Discover Mídia. 

O Gol continua com boa ergonomia, suspensão precisa e baixo consumo de combustível com média de 11km por litro na cidade com gasolina e 13km na estrada. Também segue com suas limitações do acabamento simplificado, da ausência de porta objetos e até mesmo um console central e também a direção hidráulica por vezes um pouco pesada.

O Gol é a opção ideal de consumidores conservadores que agora acreditam no câmbio automático e seu conforto. Também é um dos automáticos mais baratos do mercado (perde apenas para o Ka 1.5 Freestyle), ainda que não seja uma pechincha. O portfólio da linha 2020 começa em R$ 47 mil para a versão 1.0 MSi e chega a R$ 58 mil na versão automática. Entre os concorrentes automáticos da mesma categoria estão Chevrolet Onix 1.4 (a partir de R$ 60,6 mil), Ford Ka Freestyle 1.5 (R$ 56,5 mil) e Fiat Argo 1.3 GSR (que no caso é automatizado mesmo, por R$ 59,6 mil).


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Nova aliança entre PROMPERÚ e SKY Airline promoverá viagens ao Peru para turistas brasileiros! ]

É esperado que mais de 24 mil passageiros do Brasil sejam transportados durante a campanha, que será realizada de abril a junho de 2024

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!