Testes de Covid-19 devem ter papel fundamental nas viagens internacionais
Técnico da OMS diz que viajar agora é "relativamente seguro", mas risco da infecção não é nulo

Foto: Reprodução
Os testes para detecção da Covid-19 em viagens internacionais devem ser amplamente utilizados do que em quarentenas, segundo o presidente do Comitê de Emergência da Organização Mundial de Saúde (OMS), Didier Houssin.
Segundo ele, independente do que os especialistas que assessoram a OMS digam sobre a pandemia, é importante fornecer novas orientações sobre viagens aéreas internacionais. "O uso dos testes certamente deve ter um lugar muito maior em comparação com a quarentena, por exemplo, o que certamente facilitaria as coisas considerando todos os esforços que têm sido feitos pelas companhias aéreas e pelos aeroportos", disse Houssin.
Para o especialista em emergência da OMS, Mike Ryan, viajar agora é "relativamente seguro" e representa risco "relativamente baixo" para a saúde, mas o riso não está nulo.
“Portanto, é um trade-off (balanço de riscos) que os países têm que fazer, o risco de um viajante chegar e potencialmente iniciar outra cadeia de transmissão, contra o benefício óbvio de permitir a viagem de um ponto de vista social e econômico”, afirmou Ryan.
"Somos cientistas. Queremos o melhor resultado científico possível, gerando as melhores evidências possíveis para a origem desta doença", finalizou.