Veja os gols: Thaciano faz dois e Bahia estreia com triunfo no Brasileirão ao bater Santos em Pituaçu
Após uma primeira etapa morna, Tricolor sobrou em campo na segunda e venceu com autoridade

Foto: Felipe Santana / EC Bahia
O Bahia estreou da melhor forma possível no Brasileirão. O Tricolor venceu o Santos por 3 a 0,em confronto disputado na noite desta quarta-feira (29), no estádio de Pituaçu, em Salvador, pela primeira rodada do Brasileirão. Com resultado, Tricolor ocupa provisoriamente a liderança da competição, com três pontos somados, enquanto o Peixe ocupa a vice-lanterna, com nenhum ponto somado.
Faltaram muitas coisas na primeira etapa, como mais criação, chegadas ao ataque e uma maior disposição no jogo, ou seja, tudo isso representou a ausência de futebol nos 45 minutos. O que se viu foi um jogo truncado e com muitos erros de passes para ambos os lados. Não por acaso, chance clara de gol no jogo foi algo raro.
A primeira boa chance do jogo aconteceu aos cinco minutos, quando Thaciano teve espaço da entrada da área, e após rebatida da zaga do Santos, bateu buscando o canto do gol, mas viu a bola sair pela linha de fundo.
A outra finalização que veio ocorrer no jogo só foi registrada aos 35 minutos. Após saída mal do gol de Mateus Claus para cortar uma bola dentro da área, a bola sobrou para Jean Mota, que bateu bonito e a bola passou rente a trave do Tricolor.
Aos 45 minutos, aconteceu a melhor chance da partida. Após cruzamento para área do Bahia, Lucas Braga tentou dominar e acabou ajeitando para Marinho, que soltou uma bomba para o gol e Mateus Claus fez uma bela defesa para evitar que o Peixe abrisse o placar.
No retorno para a segunda etapa, o Tricolor aparentou estar muito mais ligado em campo.
Logo aos 37 segundos, após bola alçada na área do Santos, Pará rebateu mal a bola e sobrou para Rossi dentro da área, que tocou para o meio da área e Thaciano livre de marcação só empurrou para as redes. Abriu o placar no jogo o Tricolor.
A dupla Rossi e Thaciano realmente estava bem entrosada em campo. Com três minutos de jogo, o Santos saiu jogando errado, Patrick tomou a bola e passou para Rossi, que disparou em velocidade, deixou o marcador na saudade, levantou a cabeça e achou Thaciano entrando na área, que nem dominou e já bateu de primeira sem chances de defesa para João Paulo. Golaço.
O Tricolor resolveu passar o rolo compressor por cima do Santos logo no começo da segunda etapa e praticamente definir o jogo em oito minutos.
Quando o relógio já marcava sete minutos, Patrick levantou bola na área e achou Juninho, completamente livre, que só ajeitou o corpo e testou firme no canto de João Paulo.
Após praticamente definir o triunfo, o Bahia diminuiu um pouco o ritmo em campo e focou mais em trocar passes do que eventualmente criar outras oportunidades de ampliar o placar. As jogadas em contra-ataque eram as melhores válvulas para o time. Como o Santos não oferecia riscos e parecia conformado com o placar, a partida ficou monótona até o apito final do árbitro.
Análise do Bahia na partida:
Após uma primeira etapa morna e até apática em campo, o Bahia mudou completamente a forma de atuar. O que se viu na segunda etapa foi um passeio logo cedo, que poderia até ter sido maior. O Tricolor foi quem mais ocupou o campo de ataque, foi seguro, e mais importante que isso, aproveitou todas as oportunidades que teve em campo. Tudo isso corou o imponente triunfo desta noite.
A dupla Thaciano e Rossi foi o grande nome da segunda etapa. Enquanto o Búfalo foi quem deu as assistências, coube ao atacante definir pondo a bola na rede. Ambos têm tudo para serem uns dos principais jogadores na temporada, caso mantenham a regularidade.
Certamente o torcedor do Bahia está eufórico com o resultado conquistado, e isso não é para menos já que o time sobrou em campo, mas é preciso ter pés no chão. O Tricolor tem um time que pode sim dar bons frutos, mas ainda é cedo para imaginar até onde pode ir, tendo em vista o nível e circunstâncias dos demais adversários. A primeira impressão foi positiva, resta ver como se portará no decorrer da competição
Confira os gols do jogo: